Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972 |
Resumo: | SANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71. |
id |
UFC-7_66c1cff1b377d48524baace46edd0a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/12972 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivasGêneros textuaisEnsinoLivros didáticosLanguage teachingSANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71.This article discusses the approach of instructional text genres in two collections of teaching elementary school, showing the relation between theory and practice between the theoretical and methodological principles and activities of reading and text production. We started discussing the prospect sociointeracional text in official documents of education and reflected in the textbooks, outlining the proposals and Dolz Schneuwly, guiding many of these manuals. Below we analyze textbooks for the elementary school, focusing on treatment of textual instructional genres.Este artigo pretende discutir a abordagem dos gêneros textuais instrucionais em duas coleções didáticas de Ensino Fundamental, mostrando a relação teoria-prática entre os pressupostos teórico-metodológicos e as atividades de leitura e produção textual. Começamos discutindo a perspectiva textual sociointeracional presente nos documentos oficiais de ensino e refletida nos livros didáticos, destacando as propostas de Dolz e Schneuwly, que norteiam muitos desses manuais. A seguir analisamos livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, enfocando o tratamento dado aos gêneros textuais instrucionais.Revista de Letras2015-06-29T13:12:42Z2015-06-29T13:12:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSantos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972Santos, Leonor Werneck dosFabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:24:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:06.722740Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
title |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
spellingShingle |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas Santos, Leonor Werneck dos Gêneros textuais Ensino Livros didáticos Language teaching |
title_short |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
title_full |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
title_fullStr |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
title_sort |
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas |
author |
Santos, Leonor Werneck dos |
author_facet |
Santos, Leonor Werneck dos Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonor Werneck dos Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Ensino Livros didáticos Language teaching |
topic |
Gêneros textuais Ensino Livros didáticos Language teaching |
description |
SANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-06-29T13:12:42Z 2015-06-29T13:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012) 0101-8051 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972 |
identifier_str_mv |
Santos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012) 0101-8051 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028767439781888 |