Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor Werneck dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972
Resumo: SANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71.
id UFC-7_66c1cff1b377d48524baace46edd0a6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12972
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivasGêneros textuaisEnsinoLivros didáticosLanguage teachingSANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71.This article discusses the approach of instructional text genres in two collections of teaching elementary school, showing the relation between theory and practice between the theoretical and methodological principles and activities of reading and text production. We started discussing the prospect sociointeracional text in official documents of education and reflected in the textbooks, outlining the proposals and Dolz Schneuwly, guiding many of these manuals. Below we analyze textbooks for the elementary school, focusing on treatment of textual instructional genres.Este artigo pretende discutir a abordagem dos gêneros textuais instrucionais em duas coleções didáticas de Ensino Fundamental, mostrando a relação teoria-prática entre os pressupostos teórico-metodológicos e as atividades de leitura e produção textual. Começamos discutindo a perspectiva textual sociointeracional presente nos documentos oficiais de ensino e refletida nos livros didáticos, destacando as propostas de Dolz e Schneuwly, que norteiam muitos desses manuais. A seguir analisamos livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, enfocando o tratamento dado aos gêneros textuais instrucionais.Revista de Letras2015-06-29T13:12:42Z2015-06-29T13:12:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSantos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972Santos, Leonor Werneck dosFabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:24:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:24:11Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
title Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
spellingShingle Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
Santos, Leonor Werneck dos
Gêneros textuais
Ensino
Livros didáticos
Language teaching
title_short Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
title_full Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
title_fullStr Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
title_full_unstemmed Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
title_sort Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas
author Santos, Leonor Werneck dos
author_facet Santos, Leonor Werneck dos
Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento
author_role author
author2 Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonor Werneck dos
Fabiani, Sylvia Jussara Silva do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Ensino
Livros didáticos
Language teaching
topic Gêneros textuais
Ensino
Livros didáticos
Language teaching
description SANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 63-71.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-06-29T13:12:42Z
2015-06-29T13:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012)
0101-8051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972
identifier_str_mv Santos, L. W.; Fabiani, S. J. S. N. (2012)
0101-8051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935814734381056