O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380 |
Resumo: | SILVA, Juliana Bizarria. O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola. 2007. 128 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. |
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O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escolaInclusão escolarDireito à educaçãoSILVA, Juliana Bizarria. O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola. 2007. 128 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.The purpose of this paper is to study the right to education of people with disabilities, which includes their access to the regular schools. From a criticism to the special classes and to the methods of segregation of disabled people from the rest of society, the right to education of people with disabilities is analyzed under the perspective of inclusive education. National and international legal documents are examined, verifying that the disabled have the human right to education, and that this right consists on the access to the regular school, on their remaining on the establishment and on the offer of the quality on education. After that, the different ideas accumulated throughout history about people with disabilities are studied, as well as the educational services designated to this public during the last centuries, until reach the concept of inclusive education. The obstacles to the inclusion of people with disabilities on the regular classes are examined, such as the need of an education with truly quality and the rupture with the current school model. At last, the role of the different social actors is analyzed, on the search of the fulfillment of the right to education for all.O presente trabalho visa discorrer acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, que abrange o acesso à rede regular de ensino. A partir de uma crítica às classes especiais e aos métodos de segregação de pessoas com deficiência do restante da sociedade, analisa-se o direito à educação das pessoas com deficiência sob a perspectiva da educação inclusiva. Analisa-se os documentos legais nacionais e internacionais, constatando-se que as pessoas com deficiência têm o direito humano à educação, e que este direito consiste no acesso à escola, na permanência no estabelecimento educacional e na oferta de um ensino de qualidade. Posteriormente, verifica-se as diferentes concepções acerca das pessoas com deficiência acumuladas ao longo da história, bem como o atendimento educacional historicamente destinado a este público, até chegar ao conceito e aos pressupostos da educação inclusiva. Examinam-se os obstáculos à inclusão de pessoas com deficiência nas classes comuns, dentre eles a necessidade de um ensino verdadeiramente de qualidade e a ruptura com o modelo atual de escola. Por fim, são examinados os papéis dos diferentes atores sociais na busca pela concretização do direito à educação para todos.Sales, Lília Maia de MoraisSilva, Juliana Bizarria2018-07-04T13:05:13Z2018-07-04T13:05:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, J. B. (2007)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T13:05:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:23.561767Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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