O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Bizarria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380
Resumo: SILVA, Juliana Bizarria. O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola. 2007. 128 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
id UFC-7_66e44d2764f09abc75dc9ae5885c1abf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33380
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escolaInclusão escolarDireito à educaçãoSILVA, Juliana Bizarria. O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola. 2007. 128 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.The purpose of this paper is to study the right to education of people with disabilities, which includes their access to the regular schools. From a criticism to the special classes and to the methods of segregation of disabled people from the rest of society, the right to education of people with disabilities is analyzed under the perspective of inclusive education. National and international legal documents are examined, verifying that the disabled have the human right to education, and that this right consists on the access to the regular school, on their remaining on the establishment and on the offer of the quality on education. After that, the different ideas accumulated throughout history about people with disabilities are studied, as well as the educational services designated to this public during the last centuries, until reach the concept of inclusive education. The obstacles to the inclusion of people with disabilities on the regular classes are examined, such as the need of an education with truly quality and the rupture with the current school model. At last, the role of the different social actors is analyzed, on the search of the fulfillment of the right to education for all.O presente trabalho visa discorrer acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, que abrange o acesso à rede regular de ensino. A partir de uma crítica às classes especiais e aos métodos de segregação de pessoas com deficiência do restante da sociedade, analisa-se o direito à educação das pessoas com deficiência sob a perspectiva da educação inclusiva. Analisa-se os documentos legais nacionais e internacionais, constatando-se que as pessoas com deficiência têm o direito humano à educação, e que este direito consiste no acesso à escola, na permanência no estabelecimento educacional e na oferta de um ensino de qualidade. Posteriormente, verifica-se as diferentes concepções acerca das pessoas com deficiência acumuladas ao longo da história, bem como o atendimento educacional historicamente destinado a este público, até chegar ao conceito e aos pressupostos da educação inclusiva. Examinam-se os obstáculos à inclusão de pessoas com deficiência nas classes comuns, dentre eles a necessidade de um ensino verdadeiramente de qualidade e a ruptura com o modelo atual de escola. Por fim, são examinados os papéis dos diferentes atores sociais na busca pela concretização do direito à educação para todos.Sales, Lília Maia de MoraisSilva, Juliana Bizarria2018-07-04T13:05:13Z2018-07-04T13:05:13Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, J. B. (2007)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T13:05:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:23.561767Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
title O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
spellingShingle O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
Silva, Juliana Bizarria
Inclusão escolar
Direito à educação
title_short O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
title_full O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
title_fullStr O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
title_full_unstemmed O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
title_sort O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola
author Silva, Juliana Bizarria
author_facet Silva, Juliana Bizarria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Lília Maia de Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Bizarria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Direito à educação
topic Inclusão escolar
Direito à educação
description SILVA, Juliana Bizarria. O direito à educação: a inclusão de pessoas com deficiência e a ruptura com o modelo atual de escola. 2007. 128 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-07-04T13:05:13Z
2018-07-04T13:05:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, J. B. (2007)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380
identifier_str_mv SILVA, J. B. (2007)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029011248381952