Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldo, Evellyze Martins
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Tereza Raquel Santos de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38057
Resumo: A Educação Infantil apresenta características próprias, portanto, deve ser trabalhada de maneira específica, por se destinar a um público que está numa fase de descoberta o tempo todo. É no ambiente das creches e pré-escolas que os pequenos vão se descobrir, descobrir o mundo a sua volta e interagir com os outros. Desde que nascemos, estamos sempre em contato com diversos tipos de estimulações visuais, auditivas e perceptuais. Para uma criança, na faixa etária de 0 a 5 anos, é importante oferecer condições para que ela cresça como um todo, seja bem cuidada, aprenda e se desenvolva adequadamente. Não é de estranhar-se que o estudo da Educação Infantil esteja em destaque, afinal as pesquisas já apontam a relevância dos anos iniciais de vida, e o impacto desse período no desenvolvimento humano. Corroborando com essa idéia, Gadotti (1995) destaca que a Educação Infantil tem-se tornado um tema disputado por diferentes áreas do saber. Sendo agora, objeto de discussão com o avanço de estudos e pesquisas que confirmam a importância dos primeiros anos de vida para a formação da inteligência e da aprendizagem. [...]
id UFC-7_671f4f524b49f1af1d19fc453ba3747f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38057
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantilReflexões avaliativasEducação infantilPesquisaA Educação Infantil apresenta características próprias, portanto, deve ser trabalhada de maneira específica, por se destinar a um público que está numa fase de descoberta o tempo todo. É no ambiente das creches e pré-escolas que os pequenos vão se descobrir, descobrir o mundo a sua volta e interagir com os outros. Desde que nascemos, estamos sempre em contato com diversos tipos de estimulações visuais, auditivas e perceptuais. Para uma criança, na faixa etária de 0 a 5 anos, é importante oferecer condições para que ela cresça como um todo, seja bem cuidada, aprenda e se desenvolva adequadamente. Não é de estranhar-se que o estudo da Educação Infantil esteja em destaque, afinal as pesquisas já apontam a relevância dos anos iniciais de vida, e o impacto desse período no desenvolvimento humano. Corroborando com essa idéia, Gadotti (1995) destaca que a Educação Infantil tem-se tornado um tema disputado por diferentes áreas do saber. Sendo agora, objeto de discussão com o avanço de estudos e pesquisas que confirmam a importância dos primeiros anos de vida para a formação da inteligência e da aprendizagem. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T11:29:39Z2018-12-14T11:29:39Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfREINALDO, Evellyze Martins; OLIVEIRA, Tereza Raquel Santos de. Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2405-2413.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38057Reinaldo, Evellyze MartinsOliveira, Tereza Raquel Santos deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:53.283126Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
title Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
spellingShingle Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
Reinaldo, Evellyze Martins
Reflexões avaliativas
Educação infantil
Pesquisa
title_short Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
title_full Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
title_fullStr Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
title_full_unstemmed Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
title_sort Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil
author Reinaldo, Evellyze Martins
author_facet Reinaldo, Evellyze Martins
Oliveira, Tereza Raquel Santos de
author_role author
author2 Oliveira, Tereza Raquel Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldo, Evellyze Martins
Oliveira, Tereza Raquel Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexões avaliativas
Educação infantil
Pesquisa
topic Reflexões avaliativas
Educação infantil
Pesquisa
description A Educação Infantil apresenta características próprias, portanto, deve ser trabalhada de maneira específica, por se destinar a um público que está numa fase de descoberta o tempo todo. É no ambiente das creches e pré-escolas que os pequenos vão se descobrir, descobrir o mundo a sua volta e interagir com os outros. Desde que nascemos, estamos sempre em contato com diversos tipos de estimulações visuais, auditivas e perceptuais. Para uma criança, na faixa etária de 0 a 5 anos, é importante oferecer condições para que ela cresça como um todo, seja bem cuidada, aprenda e se desenvolva adequadamente. Não é de estranhar-se que o estudo da Educação Infantil esteja em destaque, afinal as pesquisas já apontam a relevância dos anos iniciais de vida, e o impacto desse período no desenvolvimento humano. Corroborando com essa idéia, Gadotti (1995) destaca que a Educação Infantil tem-se tornado um tema disputado por diferentes áreas do saber. Sendo agora, objeto de discussão com o avanço de estudos e pesquisas que confirmam a importância dos primeiros anos de vida para a formação da inteligência e da aprendizagem. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-14T11:29:39Z
2018-12-14T11:29:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REINALDO, Evellyze Martins; OLIVEIRA, Tereza Raquel Santos de. Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2405-2413.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38057
identifier_str_mv REINALDO, Evellyze Martins; OLIVEIRA, Tereza Raquel Santos de. Algumas reflexões avaliativas sobre educação infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2405-2413.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028969707995136