Escolha profissional docente: vocação ou opção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Uilma Célia Garcia da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570
Resumo: Nem sempre a escolha desejada ou vocacionada para uma futura carreira será a opção do sujeito, pois esta escolha dependerá de inúmeros fatores que irão desencadear um resultado, nem sempre desejado, mas que estará de acordo com a sua situação ocasional. Nesta pesquisa buscamos analisar a escolha ou opção pelo curso de Pedagogia, com base em algumas teorias norteadoras da escolha profissional, identificando os sujeitos, fatores determinantes da escolha ou “não escolha”, questões relacionadas à formação docente, com abordagens da construção da identidade profissional, histórica e política e o ponto de vista de alguns autores quanto à carreira profissional, como: Selma Garrido, Graça Anastasiou, Maurice Tardif e Claude Lessard. A metodologia que utilizamos foi através de um estudo de caso, com enquete e questionário que abordam questões de escolha ou não pelo curso de Pedagogia, levantando características socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi realizada com 56 alunos ingressos no curso de Pedagogia, diurno e noturno, do ano de 2012, primeiro semestre, da Universidade Federal do Ceará. A obtenção dos resultados aponta para 49% dos alunos com escolha pela Pedagogia e 51% que escolheram por descarte frente às questões levantadas de situação socioeconômica, cultural e aferições avaliativas e seletivas. Dos 49% que optaram pela Pedagogia, 73% tem renda abaixo de quatro salários mínimos, corroborando com a pesquisa.
id UFC-7_67ef43c7c03eb0933947635b094998a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41570
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Escolha profissional docente: vocação ou opção?Escolha profissionalDocênciaIdentidade profissional.Nem sempre a escolha desejada ou vocacionada para uma futura carreira será a opção do sujeito, pois esta escolha dependerá de inúmeros fatores que irão desencadear um resultado, nem sempre desejado, mas que estará de acordo com a sua situação ocasional. Nesta pesquisa buscamos analisar a escolha ou opção pelo curso de Pedagogia, com base em algumas teorias norteadoras da escolha profissional, identificando os sujeitos, fatores determinantes da escolha ou “não escolha”, questões relacionadas à formação docente, com abordagens da construção da identidade profissional, histórica e política e o ponto de vista de alguns autores quanto à carreira profissional, como: Selma Garrido, Graça Anastasiou, Maurice Tardif e Claude Lessard. A metodologia que utilizamos foi através de um estudo de caso, com enquete e questionário que abordam questões de escolha ou não pelo curso de Pedagogia, levantando características socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi realizada com 56 alunos ingressos no curso de Pedagogia, diurno e noturno, do ano de 2012, primeiro semestre, da Universidade Federal do Ceará. A obtenção dos resultados aponta para 49% dos alunos com escolha pela Pedagogia e 51% que escolheram por descarte frente às questões levantadas de situação socioeconômica, cultural e aferições avaliativas e seletivas. Dos 49% que optaram pela Pedagogia, 73% tem renda abaixo de quatro salários mínimos, corroborando com a pesquisa.Andrade, Francisco Ari deCruz, Uilma Célia Garcia da2019-05-10T18:26:29Z2019-05-10T18:26:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCRUZ, Uilma Célia Garcia da. Escolha profissional docente: vocação ou opção? 2012. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T18:26:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41570Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:30.417635Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolha profissional docente: vocação ou opção?
title Escolha profissional docente: vocação ou opção?
spellingShingle Escolha profissional docente: vocação ou opção?
Cruz, Uilma Célia Garcia da
Escolha profissional
Docência
Identidade profissional.
title_short Escolha profissional docente: vocação ou opção?
title_full Escolha profissional docente: vocação ou opção?
title_fullStr Escolha profissional docente: vocação ou opção?
title_full_unstemmed Escolha profissional docente: vocação ou opção?
title_sort Escolha profissional docente: vocação ou opção?
author Cruz, Uilma Célia Garcia da
author_facet Cruz, Uilma Célia Garcia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Francisco Ari de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Uilma Célia Garcia da
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha profissional
Docência
Identidade profissional.
topic Escolha profissional
Docência
Identidade profissional.
description Nem sempre a escolha desejada ou vocacionada para uma futura carreira será a opção do sujeito, pois esta escolha dependerá de inúmeros fatores que irão desencadear um resultado, nem sempre desejado, mas que estará de acordo com a sua situação ocasional. Nesta pesquisa buscamos analisar a escolha ou opção pelo curso de Pedagogia, com base em algumas teorias norteadoras da escolha profissional, identificando os sujeitos, fatores determinantes da escolha ou “não escolha”, questões relacionadas à formação docente, com abordagens da construção da identidade profissional, histórica e política e o ponto de vista de alguns autores quanto à carreira profissional, como: Selma Garrido, Graça Anastasiou, Maurice Tardif e Claude Lessard. A metodologia que utilizamos foi através de um estudo de caso, com enquete e questionário que abordam questões de escolha ou não pelo curso de Pedagogia, levantando características socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi realizada com 56 alunos ingressos no curso de Pedagogia, diurno e noturno, do ano de 2012, primeiro semestre, da Universidade Federal do Ceará. A obtenção dos resultados aponta para 49% dos alunos com escolha pela Pedagogia e 51% que escolheram por descarte frente às questões levantadas de situação socioeconômica, cultural e aferições avaliativas e seletivas. Dos 49% que optaram pela Pedagogia, 73% tem renda abaixo de quatro salários mínimos, corroborando com a pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-10T18:26:29Z
2019-05-10T18:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Uilma Célia Garcia da. Escolha profissional docente: vocação ou opção? 2012. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570
identifier_str_mv CRUZ, Uilma Célia Garcia da. Escolha profissional docente: vocação ou opção? 2012. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028992453705728