Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Sousa, Reudismam Rolim, de Souza, Thatyara Freire, Nascimento, Samara Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42586
Resumo: As avaliações dos docentes pelos discentes são importantes para que os docentes, discentes e instituição possam planejar intervenções em busca da melhoria contínua da educação. No entanto, para que as avaliações tenham impacto na educação é preciso que essas avaliações possuam efeitos sobre como a educação é conduzida ao longo dos semestres letivos. Buscando identificar essa percepção, neste estudo foi desenvolvido um survey com estudantes de uma instituição de ensino superior para a identificar as suas percepções sobre i) o impacto dessas avaliações sobre como a disciplina é ofertada ao longo dos semestres letivos, ii) o quanto as avaliações dos discentes refletem como foi o componente curricular e iii) como os discentes se auto-avaliam referente a como atuaram na disciplina.
id VERACRUZ-0_21f2164b5a8099f41cb7d8a7df4564ba
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42586
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate StudentsAvaliaçõesDocentesDiscentesEducação.As avaliações dos docentes pelos discentes são importantes para que os docentes, discentes e instituição possam planejar intervenções em busca da melhoria contínua da educação. No entanto, para que as avaliações tenham impacto na educação é preciso que essas avaliações possuam efeitos sobre como a educação é conduzida ao longo dos semestres letivos. Buscando identificar essa percepção, neste estudo foi desenvolvido um survey com estudantes de uma instituição de ensino superior para a identificar as suas percepções sobre i) o impacto dessas avaliações sobre como a disciplina é ofertada ao longo dos semestres letivos, ii) o quanto as avaliações dos discentes refletem como foi o componente curricular e iii) como os discentes se auto-avaliam referente a como atuaram na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4258610.34117/bjdv8n1-198Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 2998-3019Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 2998-3019Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 2998-30192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42586/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souzade Sousa, Reudismam Rolimde Souza, Thatyara FreireNascimento, Samara Martins2022-04-28T19:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42586Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:00.024730Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
title Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
spellingShingle Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
Amancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souza
Avaliações
Docentes
Discentes
Educação.
title_short Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
title_full Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
title_fullStr Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
title_full_unstemmed Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
title_sort Avaliação Docente pelos Discentes: Percepções dos Estudantes de Graduação / Faculty Evaluation by the Students: Perceptions of Undergraduate Students
author Amancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souza
author_facet Amancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souza
de Sousa, Reudismam Rolim
de Souza, Thatyara Freire
Nascimento, Samara Martins
author_role author
author2 de Sousa, Reudismam Rolim
de Souza, Thatyara Freire
Nascimento, Samara Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amancio, Ezequiel Matheus Roberto de Souza
de Sousa, Reudismam Rolim
de Souza, Thatyara Freire
Nascimento, Samara Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações
Docentes
Discentes
Educação.
topic Avaliações
Docentes
Discentes
Educação.
description As avaliações dos docentes pelos discentes são importantes para que os docentes, discentes e instituição possam planejar intervenções em busca da melhoria contínua da educação. No entanto, para que as avaliações tenham impacto na educação é preciso que essas avaliações possuam efeitos sobre como a educação é conduzida ao longo dos semestres letivos. Buscando identificar essa percepção, neste estudo foi desenvolvido um survey com estudantes de uma instituição de ensino superior para a identificar as suas percepções sobre i) o impacto dessas avaliações sobre como a disciplina é ofertada ao longo dos semestres letivos, ii) o quanto as avaliações dos discentes refletem como foi o componente curricular e iii) como os discentes se auto-avaliam referente a como atuaram na disciplina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42586
10.34117/bjdv8n1-198
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42586
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42586/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 2998-3019
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 2998-3019
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 2998-3019
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577922019328