Saberes na formação docente do tutor a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Naiola Paiva de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Lucas Melgaço da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068
Resumo: Saberes na formação docente do tutor a distância reflete na atuação no ambiente virtual de aprendizagem e na aula presencial. Considera-se relevante este enfoque devido à escassez nestes estudos, por conseguinte pode contribuir para a aprendizagem, enriquecer o debate, a escrita acadêmica e abertura para novas pesquisas. Partindo destes pressupostos enuncia-se a questão que norteia este trabalho: Que saberes o tutor a distância precisa em sua formação docente para atuar por meio das mídias digitais na educação superior? Objetivou-se, portanto, conhecer os saberes docentes na formação do tutor a distância, especificamente discutir esses saberes, identificá-los à luz da docência virtual e avaliar os saberes no ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa exploratória, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa se realizou no Instituto Universidade Virtual (IUV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de um instrumento de avaliação em que o objeto de estudo foi constituído por 27 pólos, 175 tutores e 1957 alunos, entre os matriculados no semestre letivo 2011.1, em sete cursos de graduação na modalidade em educação a distância semipresencial. A partir da revisão da literatura construiu-se uma escala de avaliação com 16 itens, os quais foram distribuídos nos saberes atitudinais, conceituais e procedimentais. O instrumento de avaliação apresentou na escala de avaliação, indicadores métricos altos. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados na amostra foram classificados com uma transição de regular para bom. A avaliação dos tutores na escala desses saberes pesou diferentemente na composição da nota na escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade o saber procedimental, o que menor contribuiu. Desse modo, cogita-se intensificar mais formação, pois entende-se que a essência do ato educativo está no saber didático.
id UFC-7_6c721ec24bc88bc2325a17199d7b191a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39068
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Saberes na formação docente do tutor a distânciaEducação a distânciaFormação docenteSaberesSaberes na formação docente do tutor a distância reflete na atuação no ambiente virtual de aprendizagem e na aula presencial. Considera-se relevante este enfoque devido à escassez nestes estudos, por conseguinte pode contribuir para a aprendizagem, enriquecer o debate, a escrita acadêmica e abertura para novas pesquisas. Partindo destes pressupostos enuncia-se a questão que norteia este trabalho: Que saberes o tutor a distância precisa em sua formação docente para atuar por meio das mídias digitais na educação superior? Objetivou-se, portanto, conhecer os saberes docentes na formação do tutor a distância, especificamente discutir esses saberes, identificá-los à luz da docência virtual e avaliar os saberes no ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa exploratória, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa se realizou no Instituto Universidade Virtual (IUV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de um instrumento de avaliação em que o objeto de estudo foi constituído por 27 pólos, 175 tutores e 1957 alunos, entre os matriculados no semestre letivo 2011.1, em sete cursos de graduação na modalidade em educação a distância semipresencial. A partir da revisão da literatura construiu-se uma escala de avaliação com 16 itens, os quais foram distribuídos nos saberes atitudinais, conceituais e procedimentais. O instrumento de avaliação apresentou na escala de avaliação, indicadores métricos altos. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados na amostra foram classificados com uma transição de regular para bom. A avaliação dos tutores na escala desses saberes pesou diferentemente na composição da nota na escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade o saber procedimental, o que menor contribuiu. Desse modo, cogita-se intensificar mais formação, pois entende-se que a essência do ato educativo está no saber didático.2019-01-23T16:00:15Z2019-01-23T16:00:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da. Saberes na formação docente do tutor a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 12248-12262.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068Miranda, Naiola Paiva deSilva, Lucas Melgaço daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39068Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:28.617273Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes na formação docente do tutor a distância
title Saberes na formação docente do tutor a distância
spellingShingle Saberes na formação docente do tutor a distância
Miranda, Naiola Paiva de
Educação a distância
Formação docente
Saberes
title_short Saberes na formação docente do tutor a distância
title_full Saberes na formação docente do tutor a distância
title_fullStr Saberes na formação docente do tutor a distância
title_full_unstemmed Saberes na formação docente do tutor a distância
title_sort Saberes na formação docente do tutor a distância
author Miranda, Naiola Paiva de
author_facet Miranda, Naiola Paiva de
Silva, Lucas Melgaço da
author_role author
author2 Silva, Lucas Melgaço da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Naiola Paiva de
Silva, Lucas Melgaço da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação docente
Saberes
topic Educação a distância
Formação docente
Saberes
description Saberes na formação docente do tutor a distância reflete na atuação no ambiente virtual de aprendizagem e na aula presencial. Considera-se relevante este enfoque devido à escassez nestes estudos, por conseguinte pode contribuir para a aprendizagem, enriquecer o debate, a escrita acadêmica e abertura para novas pesquisas. Partindo destes pressupostos enuncia-se a questão que norteia este trabalho: Que saberes o tutor a distância precisa em sua formação docente para atuar por meio das mídias digitais na educação superior? Objetivou-se, portanto, conhecer os saberes docentes na formação do tutor a distância, especificamente discutir esses saberes, identificá-los à luz da docência virtual e avaliar os saberes no ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa exploratória, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa se realizou no Instituto Universidade Virtual (IUV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de um instrumento de avaliação em que o objeto de estudo foi constituído por 27 pólos, 175 tutores e 1957 alunos, entre os matriculados no semestre letivo 2011.1, em sete cursos de graduação na modalidade em educação a distância semipresencial. A partir da revisão da literatura construiu-se uma escala de avaliação com 16 itens, os quais foram distribuídos nos saberes atitudinais, conceituais e procedimentais. O instrumento de avaliação apresentou na escala de avaliação, indicadores métricos altos. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados na amostra foram classificados com uma transição de regular para bom. A avaliação dos tutores na escala desses saberes pesou diferentemente na composição da nota na escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade o saber procedimental, o que menor contribuiu. Desse modo, cogita-se intensificar mais formação, pois entende-se que a essência do ato educativo está no saber didático.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T16:00:15Z
2019-01-23T16:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da. Saberes na formação docente do tutor a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 12248-12262.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068
identifier_str_mv MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da. Saberes na formação docente do tutor a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 12248-12262.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028740359258112