A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Edivani Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52772
Resumo: Neste artigo objetiva-se analisar a organização do espaço-tempo escolar no sentido de compreender o trabalho dos professores de Geografia e alunos face ao contexto da sociedade contemporânea; caracterizar o ritual da escola para compreender o ensino e a aprendizagem; identificar os limites e as possibilidades de ensino e aprendizagem geográficas mais contextualizadas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, tem uma escola pública da rede estadual de ensino de Fortaleza-CE como campo de investigação. O estudo direciona o levantamento bibliográfico para estudos sobre as características da sociedade contemporânea, a função da escola e papel dos alunos e professores nesta sociedade. Tratase de uma leitura sobre o espaço escolar com fundamento em teóricos críticos da educação. Os resultados apontam para a permanência de uma organização do tempo-espaço escolar linear e rígido, principal característica obstáculo para a renovação das práticas de ensino em Geografia. Contudo, é necessário incorporar nas reformas educacionais, o potencial dos professores como profissionais que dia a dia refletem sobre a docência. Assim, deixar de concebê-los como meros técnicos das políticas educacionais.
id UFC-7_6ec79c8a78d6525b8afc06c1e52915aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52772
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneoGeografiaEnsinoAprendizagemNeste artigo objetiva-se analisar a organização do espaço-tempo escolar no sentido de compreender o trabalho dos professores de Geografia e alunos face ao contexto da sociedade contemporânea; caracterizar o ritual da escola para compreender o ensino e a aprendizagem; identificar os limites e as possibilidades de ensino e aprendizagem geográficas mais contextualizadas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, tem uma escola pública da rede estadual de ensino de Fortaleza-CE como campo de investigação. O estudo direciona o levantamento bibliográfico para estudos sobre as características da sociedade contemporânea, a função da escola e papel dos alunos e professores nesta sociedade. Tratase de uma leitura sobre o espaço escolar com fundamento em teóricos críticos da educação. Os resultados apontam para a permanência de uma organização do tempo-espaço escolar linear e rígido, principal característica obstáculo para a renovação das práticas de ensino em Geografia. Contudo, é necessário incorporar nas reformas educacionais, o potencial dos professores como profissionais que dia a dia refletem sobre a docência. Assim, deixar de concebê-los como meros técnicos das políticas educacionais.Realize eventos2020-07-06T14:35:12Z2020-07-06T14:35:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBARBOSA, Maria Edivani Silva. A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52772Barbosa, Maria Edivani Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T14:35:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:04.886887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
title A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
spellingShingle A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
Barbosa, Maria Edivani Silva
Geografia
Ensino
Aprendizagem
title_short A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
title_full A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
title_fullStr A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
title_full_unstemmed A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
title_sort A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo
author Barbosa, Maria Edivani Silva
author_facet Barbosa, Maria Edivani Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Edivani Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Aprendizagem
topic Geografia
Ensino
Aprendizagem
description Neste artigo objetiva-se analisar a organização do espaço-tempo escolar no sentido de compreender o trabalho dos professores de Geografia e alunos face ao contexto da sociedade contemporânea; caracterizar o ritual da escola para compreender o ensino e a aprendizagem; identificar os limites e as possibilidades de ensino e aprendizagem geográficas mais contextualizadas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, tem uma escola pública da rede estadual de ensino de Fortaleza-CE como campo de investigação. O estudo direciona o levantamento bibliográfico para estudos sobre as características da sociedade contemporânea, a função da escola e papel dos alunos e professores nesta sociedade. Tratase de uma leitura sobre o espaço escolar com fundamento em teóricos críticos da educação. Os resultados apontam para a permanência de uma organização do tempo-espaço escolar linear e rígido, principal característica obstáculo para a renovação das práticas de ensino em Geografia. Contudo, é necessário incorporar nas reformas educacionais, o potencial dos professores como profissionais que dia a dia refletem sobre a docência. Assim, deixar de concebê-los como meros técnicos das políticas educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06T14:35:12Z
2020-07-06T14:35:12Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Maria Edivani Silva. A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52772
identifier_str_mv BARBOSA, Maria Edivani Silva. A escola e o “novo” aluno no contexto contemporâneo. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029002878648320