O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.
id IFRO-1_63274654836612fa1240fb51060de4d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/190
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistasAutismoGeografiaEnsinoAprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.Campus CacoalLicenciatura em GeografiaFreitas, Sirley LeiteSilva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da2023-03-10T19:04:02Z2023-03-10T19:04:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-28T08:49:53Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/190Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-28T08:49:53Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
spellingShingle O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
title_short O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_full O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_fullStr O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_full_unstemmed O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
title_sort O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
author Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
author_facet Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Sirley Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
topic Autismo
Geografia
Ensino
Aprendizagem
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-10T19:04:02Z
2023-03-10T19:04:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190
identifier_str_mv SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.
url https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581566550016