A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858 |
Resumo: | O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. |
id |
UFU-16_d9119478ead4e654a455a4f170624a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31858 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSEnsino de GeografiaEducação geográficaCurrículoEnsino-aprendizagemEducação geográficaEducação ambientalO comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3185810.14393/RCG175908Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 126-143Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 126-143Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 126-1431678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858/18885Copyright (c) 2016 Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotêlho, Lucas Antônio VianaSantos, Mateus FerreiraSantos, Francisco Kennedy da Silva2018-12-14T18:31:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31858Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:31:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Botêlho, Lucas Antônio Viana Ensino de Geografia Educação geográfica Currículo Ensino-aprendizagem Educação geográfica Educação ambiental |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
author |
Botêlho, Lucas Antônio Viana |
author_facet |
Botêlho, Lucas Antônio Viana Santos, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botêlho, Lucas Antônio Viana Santos, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Educação geográfica Currículo Ensino-aprendizagem Educação geográfica Educação ambiental |
topic |
Ensino de Geografia Educação geográfica Currículo Ensino-aprendizagem Educação geográfica Educação ambiental |
description |
O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858 10.14393/RCG175908 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG175908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858/18885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 126-143 Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 126-143 Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 126-143 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067011064332288 |