A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botêlho, Lucas Antônio Viana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Mateus Ferreira, Santos, Francisco Kennedy da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858
Resumo: O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. 
id UFU-16_d9119478ead4e654a455a4f170624a10
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31858
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSEnsino de GeografiaEducação geográficaCurrículoEnsino-aprendizagemEducação geográficaEducação ambientalO comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3185810.14393/RCG175908Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 126-143Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 126-143Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 126-1431678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858/18885Copyright (c) 2016 Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy da Silva Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotêlho, Lucas Antônio VianaSantos, Mateus FerreiraSantos, Francisco Kennedy da Silva2018-12-14T18:31:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31858Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:31:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Botêlho, Lucas Antônio Viana
Ensino de Geografia
Educação geográfica
Currículo
Ensino-aprendizagem
Educação geográfica
Educação ambiental
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
author Botêlho, Lucas Antônio Viana
author_facet Botêlho, Lucas Antônio Viana
Santos, Mateus Ferreira
Santos, Francisco Kennedy da Silva
author_role author
author2 Santos, Mateus Ferreira
Santos, Francisco Kennedy da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botêlho, Lucas Antônio Viana
Santos, Mateus Ferreira
Santos, Francisco Kennedy da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação geográfica
Currículo
Ensino-aprendizagem
Educação geográfica
Educação ambiental
topic Ensino de Geografia
Educação geográfica
Currículo
Ensino-aprendizagem
Educação geográfica
Educação ambiental
description O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858
10.14393/RCG175908
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858
identifier_str_mv 10.14393/RCG175908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858/18885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 126-143
Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 126-143
Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 126-143
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067011064332288