As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150933
Resumo: Acreditando que as possibilidades de ensino possam ser ampliadas pelo uso de algumas tecnologias digitais contemporâneas, esta pesquisa tem como objetivos verificar quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos alunos em escolas de línguas para a aprendizagem de inglês, indicando a finalidade de uso e ainda refletir sobre a importância das TDICs para a aprendizagem autônoma da língua inglesa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa - com algumas análises quantitativas - e exploratória. Os resultados apontam para o fato de que as TDICs podem ajudar o aluno a ser mais autônomo frente à sua aprendizagem, mas também podem servir apenas como um novo instrumento para o ensino e a aprendizagem tradicional. Os resultados mostram ainda que os alunos estão utilizando as TDICs como um apoio para realizar tarefas pedidas pela escola e exercem parcialmente a autonomia para a aprendizagem. Além disso, verificou-se que o professor tem papel de grande importância no desenvolvimento de uma postura autônoma do aluno para a aprendizagem mediada por tais instrumentos.
id UNSP_353c0c6e079dcb47a1c6d001cf2a1dd8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150933
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesaDigital information and communication technologies in an autonomous English learningTDICsAutonomiaAprendizagem de língua estrangeiraAcreditando que as possibilidades de ensino possam ser ampliadas pelo uso de algumas tecnologias digitais contemporâneas, esta pesquisa tem como objetivos verificar quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos alunos em escolas de línguas para a aprendizagem de inglês, indicando a finalidade de uso e ainda refletir sobre a importância das TDICs para a aprendizagem autônoma da língua inglesa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa - com algumas análises quantitativas - e exploratória. Os resultados apontam para o fato de que as TDICs podem ajudar o aluno a ser mais autônomo frente à sua aprendizagem, mas também podem servir apenas como um novo instrumento para o ensino e a aprendizagem tradicional. Os resultados mostram ainda que os alunos estão utilizando as TDICs como um apoio para realizar tarefas pedidas pela escola e exercem parcialmente a autonomia para a aprendizagem. Além disso, verificou-se que o professor tem papel de grande importância no desenvolvimento de uma postura autônoma do aluno para a aprendizagem mediada por tais instrumentos.Believing that teaching possibilities can be enlarged by the use of some contemporary digital technologies, this research aims to verify which are the technological tools more used by students in private schools to learn English, and to think about the importance of DICts for an autonomous English learning and some factors that may indicate autonomy in the process of learning English. It is a qualitative research - with some quantitative analysis - and exploratory. The results point to the fact that DICTs can help students to become more autonomous in his own learning, but it can also be just a new instrument for teaching in traditional learning. The results also show that students use DICTs as a support to accomplish tasks requested by the school. The results also show that despite this fact, students partially exercise autonomy for learning. In addition, it was verified that the teacher has great importance in the development of an autonomous way of the student for a learning mediated by such instruments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]2017-06-21T13:33:48Z2017-06-21T13:33:48Z2017-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/150933Monico, Michelli de Godoy Del33004030009P409432230458710600000-0001-8915-9541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:07:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
Digital information and communication technologies in an autonomous English learning
title As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
spellingShingle As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]
TDICs
Autonomia
Aprendizagem de língua estrangeira
title_short As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
title_full As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
title_fullStr As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
title_full_unstemmed As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
title_sort As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa
author Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]
author_facet Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monico, Michelli de Godoy Del [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv TDICs
Autonomia
Aprendizagem de língua estrangeira
topic TDICs
Autonomia
Aprendizagem de língua estrangeira
description Acreditando que as possibilidades de ensino possam ser ampliadas pelo uso de algumas tecnologias digitais contemporâneas, esta pesquisa tem como objetivos verificar quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos alunos em escolas de línguas para a aprendizagem de inglês, indicando a finalidade de uso e ainda refletir sobre a importância das TDICs para a aprendizagem autônoma da língua inglesa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa - com algumas análises quantitativas - e exploratória. Os resultados apontam para o fato de que as TDICs podem ajudar o aluno a ser mais autônomo frente à sua aprendizagem, mas também podem servir apenas como um novo instrumento para o ensino e a aprendizagem tradicional. Os resultados mostram ainda que os alunos estão utilizando as TDICs como um apoio para realizar tarefas pedidas pela escola e exercem parcialmente a autonomia para a aprendizagem. Além disso, verificou-se que o professor tem papel de grande importância no desenvolvimento de uma postura autônoma do aluno para a aprendizagem mediada por tais instrumentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-21T13:33:48Z
2017-06-21T13:33:48Z
2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150933
Monico, Michelli de Godoy Del
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://hdl.handle.net/11449/150933
identifier_str_mv Monico, Michelli de Godoy Del
33004030009P4
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045492539523072