O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Daulinda Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Bruno Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs.
id UEMA-1_e28ab0f38991ff8685e40c072169fac9
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/555
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/55510.18817/ticsead.v7i2.555TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-1222447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555/393Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Daulinda SantosOliveira, Bruno Santos de2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/555Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.264046TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
title O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
spellingShingle O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
Muniz, Daulinda Santos
Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).
title_short O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
title_full O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
title_fullStr O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
title_full_unstemmed O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
title_sort O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
author Muniz, Daulinda Santos
author_facet Muniz, Daulinda Santos
Oliveira, Bruno Santos de
author_role author
author2 Oliveira, Bruno Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Daulinda Santos
Oliveira, Bruno Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).
topic Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).
description O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555
10.18817/ticsead.v7i2.555
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i2.555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555/393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056280322048