O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs. |
id |
UEMA-1_e28ab0f38991ff8685e40c072169fac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/555 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs).O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/55510.18817/ticsead.v7i2.555TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-1222447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555/393Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Daulinda SantosOliveira, Bruno Santos de2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/555Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.264046TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
title |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
spellingShingle |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) Muniz, Daulinda Santos Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs). |
title_short |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
title_full |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
title_fullStr |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
title_sort |
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) |
author |
Muniz, Daulinda Santos |
author_facet |
Muniz, Daulinda Santos Oliveira, Bruno Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Bruno Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Daulinda Santos Oliveira, Bruno Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs). |
topic |
Escola. Professor. Tecnologias Digitais da Informação e Educação (TDICs). |
description |
O presente trabalho tem como objeto de estudo O Papel do Professor na Mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sua função como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos direciona para a reflexão sobre o conceito de ser professor, do seu papel e seus atributos para o exercício em sala de aula considerando o universo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Tem como Objetivo geral analisar o papel do professor na mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); os objetivos específicos estão voltados em compreender como ocorre o uso das TDICs na prática docente em sala de aula; identificar a prática do professor no que concerne ao uso das TDICs e suas contribuições para a aprendizagem do aluno. A construção do referencial teórico se fez a partir de autores como: Arruda (2020), Branco (2019), Buckingham (2010), Luck (2014), Vedovatto (2014), Gewehr (2016) e Zacariotti e Sousa (2019). A problemática que norteia a pesquisa é: qual a função do professor no processo de ensino e aprendizagem subsidiado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação? No processo metodológico, há a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, exploratória, com a pesquisa de campo e se estabelecendo no método indutivo, aplicando-se um questionário para o corpo docente da EMEB 3 de setembro, Bom Jardim – MA. O trabalho não se molda na perspectiva do criticismo sobre os diferentes atores aqui apresentados, nem tão pouco sobre os entrevistados ou a escola, mas se justifica no estudo acerca desse profissional sobre sua prática pedagógica. O artigo visa constatar que o professor é figura relevante para o processo de ensino e aprendizagem e nisto há de se discutir sobre sua prática, em concordância com o universo das TDICs. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555 10.18817/ticsead.v7i2.555 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i2.555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/555/393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 108-122 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056280322048 |