Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733 |
Resumo: | Estudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...] |
id |
UFC-7_72c1193c478de5e6fafe052fd2e28e9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43733 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docenteEscola - InstituiçãoAutoridade docenteEstudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...]2019-07-18T12:38:08Z2019-07-18T12:38:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372.978-85-7282-708-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733Santos, Jean Mac Cole TavaresSilva, Maria Kélia daPereira, Suzana Paula de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T12:38:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43733Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:46.293644Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
title |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
spellingShingle |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente Santos, Jean Mac Cole Tavares Escola - Instituição Autoridade docente |
title_short |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
title_full |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
title_fullStr |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
title_full_unstemmed |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
title_sort |
Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente |
author |
Santos, Jean Mac Cole Tavares |
author_facet |
Santos, Jean Mac Cole Tavares Silva, Maria Kélia da Pereira, Suzana Paula de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Kélia da Pereira, Suzana Paula de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jean Mac Cole Tavares Silva, Maria Kélia da Pereira, Suzana Paula de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola - Instituição Autoridade docente |
topic |
Escola - Instituição Autoridade docente |
description |
Estudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-07-18T12:38:08Z 2019-07-18T12:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372. 978-85-7282-708-9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372. 978-85-7282-708-9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028742789857280 |