Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jean Mac Cole Tavares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Kélia da, Pereira, Suzana Paula de Oliveira
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733
Resumo: Estudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...]
id UFC-7_72c1193c478de5e6fafe052fd2e28e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43733
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docenteEscola - InstituiçãoAutoridade docenteEstudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...]2019-07-18T12:38:08Z2019-07-18T12:38:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372.978-85-7282-708-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733Santos, Jean Mac Cole TavaresSilva, Maria Kélia daPereira, Suzana Paula de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T12:38:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43733Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-18T12:38:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
title Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
spellingShingle Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Escola - Instituição
Autoridade docente
title_short Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
title_full Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
title_fullStr Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
title_full_unstemmed Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
title_sort Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente
author Santos, Jean Mac Cole Tavares
author_facet Santos, Jean Mac Cole Tavares
Silva, Maria Kélia da
Pereira, Suzana Paula de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Maria Kélia da
Pereira, Suzana Paula de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jean Mac Cole Tavares
Silva, Maria Kélia da
Pereira, Suzana Paula de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola - Instituição
Autoridade docente
topic Escola - Instituição
Autoridade docente
description Estudos sobre múltiplas ideias de indisciplina no espaço escolar vêm, gradativamente, apontando que a temática assume destaque cada vez maior no que se refere aos obstáculos ao processo ensino e aprendizagem. De forma geral, o protagonismo para a superação do estado de indisciplina recai sobre o professor, trazendo sempre a discussão entre autoridade (docente) e autoritarismo. Dessa forma, torna-se necessário compreender os fenômenos identificados como indisciplina, bem como entender a autoridade do professor em sala de aula em busca de manter uma suposta disciplina, objetivando criar um ambiente propício para o aprendizado do aluno (SANTOS;RODRIGUES,2013).[...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-07-18T12:38:08Z
2019-07-18T12:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372.
978-85-7282-708-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733
identifier_str_mv SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Indisciplina na escola: relação com autoridade e autoritarismo na perspectiva docente. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 354-372.
978-85-7282-708-9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935792623058944