Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415
Resumo: The present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process.
id UFC-7_73837b8c1556b919300d7e1451cc49f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28415
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagemBehaviour, information literacy and research on the brain: applications in learningAprendizagemLetramento informacionalComportamento informacionalProcessos cognitivosCiência CognitivaThe present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process.O presente artigo resulta de uma revisão de literatura, de caráter exploratório e seletivo, sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Argumenta sobre a importância das pesquisas em neurociência cognitiva e psicologia cognitiva para embasar e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem, e por conseguinte, melhorar o letramento informacional. Para tanto, apresenta breve descrição de alguns processos envolvidos na aquisição do conhecimento – consciência, atenção e memória – e os princípios, derivados das pesquisas cerebrais, que podem ser aplicados no processo de letramento informacional.Revista Informação em Pauta2017-12-11T14:12:00Z2017-12-11T14:12:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:13:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28415Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:52.735284Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
Behaviour, information literacy and research on the brain: applications in learning
title Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
spellingShingle Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Aprendizagem
Letramento informacional
Comportamento informacional
Processos cognitivos
Ciência Cognitiva
title_short Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
title_full Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
title_fullStr Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
title_full_unstemmed Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
title_sort Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Letramento informacional
Comportamento informacional
Processos cognitivos
Ciência Cognitiva
topic Aprendizagem
Letramento informacional
Comportamento informacional
Processos cognitivos
Ciência Cognitiva
description The present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T14:12:00Z
2017-12-11T14:12:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017.
2525-3468 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017.
2525-3468 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029027336683520