Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415 |
Resumo: | The present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process. |
id |
UFC-7_73837b8c1556b919300d7e1451cc49f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/28415 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagemBehaviour, information literacy and research on the brain: applications in learningAprendizagemLetramento informacionalComportamento informacionalProcessos cognitivosCiência CognitivaThe present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process.O presente artigo resulta de uma revisão de literatura, de caráter exploratório e seletivo, sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Argumenta sobre a importância das pesquisas em neurociência cognitiva e psicologia cognitiva para embasar e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem, e por conseguinte, melhorar o letramento informacional. Para tanto, apresenta breve descrição de alguns processos envolvidos na aquisição do conhecimento – consciência, atenção e memória – e os princípios, derivados das pesquisas cerebrais, que podem ser aplicados no processo de letramento informacional.Revista Informação em Pauta2017-12-11T14:12:00Z2017-12-11T14:12:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:13:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28415Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:52.735284Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem Behaviour, information literacy and research on the brain: applications in learning |
title |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
spellingShingle |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Aprendizagem Letramento informacional Comportamento informacional Processos cognitivos Ciência Cognitiva |
title_short |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
title_full |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
title_fullStr |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
title_sort |
Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Letramento informacional Comportamento informacional Processos cognitivos Ciência Cognitiva |
topic |
Aprendizagem Letramento informacional Comportamento informacional Processos cognitivos Ciência Cognitiva |
description |
The present article results from an exploratory and selective review of the literature on the cognitive processes involved in learning. It argues about the importance of the research on cognitive neuroscience and cognitive psychology to support and develop teaching-learning strategies, and, therefore, to improve the information literacy. For this purpose, it presents a brief description of some processes involved in the acquisition of knowledge – awareness, attention and memory - and the principles related to brain research that can be applied in the information literacy process. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11T14:12:00Z 2017-12-11T14:12:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017. 2525-3468 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415 |
identifier_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 85-110, out. 2017. 2525-3468 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Informação em Pauta |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Informação em Pauta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029027336683520 |