Objetos de aprendizagem para o letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23395
Resumo: Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OA), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OA requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.
id UNB_9a13023114dede0cf416cb0b495d4590
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23395
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem para o letramento informacionalLearning objects for the informational literacyObjetos de aprendizaje para la alfabetización informacionalLetramento informacionalObjetos de aprendizagemRepositório digitalApresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OA), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OA requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.This work presents the fundamental points for the production of Learning Objects (LO), as well as the results of a survey about the perception of students about the production of these resources. The production of LO requires knowledge involving content issues, teaching learning and expertise. The results show that participants recognize the importance of Learning Objects to enhance teaching-learning process and demonstrate willingness and motivation during the production process, but also highlight the need to improve the interface of the software to make it more friendly and intuitive.Presenta los fundamentos básicos para la producción de objetos de aprendizaje (OA), así como el resultado de la investigación exploratoria sobre la percepción de estudiantes sobre la producción de los referidos recursos. La producción de los OA requiere conocimientos que envuelven aspectos de contenido, de enseñanza-aprendizaje y conocimientos técnicos. Los resultados muestran que los sujetos reconocen la importancia de los objetos de aprendizaje para potenciar el proceso de enseñanza-aprendizaje y demuestran la disposición y la motivación en el proceso de producción, pero también resaltan la necesidad de mejorar la interfaz de los software para hacerlos más amigables e intuitivos.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília2017-04-27T10:42:10Z2017-04-27T10:42:10Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Objetos de aprendizagem para o letramento informacional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23395Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T18:06:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/23395Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T18:06:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
Learning objects for the informational literacy
Objetos de aprendizaje para la alfabetización informacional
title Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
spellingShingle Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Letramento informacional
Objetos de aprendizagem
Repositório digital
title_short Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
title_full Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
title_fullStr Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
title_sort Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Objetos de aprendizagem
Repositório digital
topic Letramento informacional
Objetos de aprendizagem
Repositório digital
description Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OA), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OA requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2017-04-27T10:42:10Z
2017-04-27T10:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Objetos de aprendizagem para o letramento informacional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23395
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Objetos de aprendizagem para o letramento informacional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508267064262656