O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sheyna Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
Resumo: As reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado.
id UFC-7_73b2da80d4d86eb93fa397177be9bd7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27023
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagemTDAHTranstorno comportamental hipercinéticoEstratégias educacionais atencionaisAs reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado.Viana, Tania VicenteSilva, Sheyna Nogueira2017-10-30T18:20:40Z2017-10-30T18:20:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27023Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-09-20T19:17:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
title O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
Silva, Sheyna Nogueira
TDAH
Transtorno comportamental hipercinético
Estratégias educacionais atencionais
title_short O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
title_full O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
title_sort O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem
author Silva, Sheyna Nogueira
author_facet Silva, Sheyna Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Tania Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sheyna Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Transtorno comportamental hipercinético
Estratégias educacionais atencionais
topic TDAH
Transtorno comportamental hipercinético
Estratégias educacionais atencionais
description As reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-30T18:20:40Z
2017-10-30T18:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
identifier_str_mv SILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935798575824896