Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Erli Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286
Resumo: Acompanha produto educacional: "Kit didático e Webquest como estratégias para o ensino de microbiologia".
id UFC-7_7520f34b2c11073b5e34093206c02bc9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70286
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadualDidactic strategies for the study of microbiology in a state public schoolMicrobiologia - Estudo e ensinoEnsino - Meios auxiliaresInternet na educaçãoMicrobiology - Study and teachingTeaching - Aids and devicesInternet in educationAcompanha produto educacional: "Kit didático e Webquest como estratégias para o ensino de microbiologia".Currently, there seems to be a consensus that teaching professionals need to innovate their practices to ensure greater attractiveness and enable more meaningful learning for students. Regarding the teaching of Microbiology in basic education, there are some problems that can undermine the quality of teaching. The factors usually refer to the lack of contextualization, association of microorganisms exclusively with diseases, lack of diversified resources during classes, and the deficient training of Science and Biology teachers. Based on these factors, methodological strategies were produced for the teaching of Microbiology, aiming to make the approach to the subject Bacterial Resistance more dynamic and attractive. The material produced in this research consisted of a didactic kit representing the antibiogram exam and a Webquest, being developed in a state public school, located in the city of Uruburetama-CE, with the target audience of 2nd year students. The objective of this research was to analyze the effectiveness of using a didactic kit simulating the antibiogram exam and the application of a Webquest as a didactic-pedagogical tool in the context of Microbiology classes. The research is qualitative and exploratory in nature. The instrument used for data collection consisted of a semi-structured questionnaire and the results obtained were qualitatively analyzed. The analysis of the collected data reflects how important the use of differentiated didactic strategies is for the dynamics of the classes and to enable improvements in the quality of teaching. In this perspective, the educational products developed as a result of this research launch possibilities for other educators to try this educational tool, innovating in their classes and making the teaching of microbiology more dynamic and less abstract.Na atualidade, parece ser consenso que os profissionais docentes precisam inovar suas práticas para garantir maior atratividade e possibilitar uma aprendizagem mais significativa aos estudantes. Com relação ao ensino de Microbiologia no ensino básico, percebem-se algumas problemáticas que podem desfavorecer a qualidade do ensino. Os fatores geralmente remetem à falta de contextualização, associação dos microorganismos exclusivamente a doenças, falta de recursos diversificados durante as aulas, e, a formação deficiente de professores de Ciências e Biologia. Baseando-se nesses fatores, foram produzidas estratégias metodológicas voltadas para o ensino de Microbiologia, visando tornar a abordagem do assunto Resistência bacteriana mais dinâmico e atrativo. O material produzido nesta pesquisa consistiu em um Kit didático representando o exame antibiograma e uma Webquest, sendo desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, situada no município de Uruburetama-CE, tendo como público-alvo alunos do 2° ano. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a eficácia da utilização de um Kit didático simulando o exame antibiograma e da aplicação de uma Webquest como ferramenta didático-pedagógica no contexto de aulas de Microbiologia. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário semiestruturado e os resultados obtidos foram analisados qualitativamente. A análise dos dados coletados reflete o quanto a utilização de estratégias didáticas diferenciadas é importante para a dinamicidade das aulas e para possibilitar melhorias na qualidade do ensino. Nessa perspectiva, os produtos educacionais desenvolvidos em decorrência desta pesquisa lançam possibilidades para que outros educadores experimentem essa ferramenta educacional, inovando em suas aulas e tornando o ensino de microbiologia mais dinâmico e menos abstrato.AZEVEDO, Maria Erli Oliveira. Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.Lima, Daniel CassianoAzevedo, Maria Erli Oliveira2023-01-26T11:46:40Z2023-01-26T11:46:40Z2022-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T11:58:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70286Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:16.406282Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
Didactic strategies for the study of microbiology in a state public school
title Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
spellingShingle Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
Azevedo, Maria Erli Oliveira
Microbiologia - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Internet na educação
Microbiology - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Internet in education
title_short Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
title_full Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
title_fullStr Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
title_full_unstemmed Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
title_sort Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
author Azevedo, Maria Erli Oliveira
author_facet Azevedo, Maria Erli Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Daniel Cassiano
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Maria Erli Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Internet na educação
Microbiology - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Internet in education
topic Microbiologia - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Internet na educação
Microbiology - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Internet in education
description Acompanha produto educacional: "Kit didático e Webquest como estratégias para o ensino de microbiologia".
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23
2023-01-26T11:46:40Z
2023-01-26T11:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AZEVEDO, Maria Erli Oliveira. Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
publisher.none.fl_str_mv AZEVEDO, Maria Erli Oliveira. Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029029452709888