Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63349
Resumo: Se a literatura está em crise, conforme dizem seus teóricos e teóricas e, também, como atestam seus e suas profissionais, o mundo agora a acompanha num abismo ainda mais impactante. Cerceados de liberdade e da possibilidade de estar em companhia presencial, estudantes e professores tiveram no ano de 2020 o maior desafio dos últimos cem anos: uma pandemia que obrigou o afastamento social ao contexto escolar. Este artigo traz uma elaboração pedagógica a partir de um conjunto de atividades em torno do texto literário, em especial, da Poesia, durante o período de isolamento exigido pelos altos graus de contaminação do novo coronavírus. Contra a mortalidade e a desesperança, a leitura e a escrita se mostram armas poderosas no resgate de uma civilização em confronto consigo mesma. O processo de introdução e preparação de um ebook chamado “Poesia em Pandemia” com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ceará é analisado a partir de teóricos e teóricas como Cândido (1995); Rouxel (2013) e Soares (2006), dentre outros e outras. O resultado é a tentativa de um percurso teórico-prática para o tratamento literário na sala de aula contemporânea.
id UFC-7_754c83564598d839379bb74ed24dbd8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63349
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemiaDe la lectura poética a la escritura multimedia: una práctica literaria en el contexto de una pandemiaLiteraturaPandemiaPoesiaIsolamento socialEscritaSe a literatura está em crise, conforme dizem seus teóricos e teóricas e, também, como atestam seus e suas profissionais, o mundo agora a acompanha num abismo ainda mais impactante. Cerceados de liberdade e da possibilidade de estar em companhia presencial, estudantes e professores tiveram no ano de 2020 o maior desafio dos últimos cem anos: uma pandemia que obrigou o afastamento social ao contexto escolar. Este artigo traz uma elaboração pedagógica a partir de um conjunto de atividades em torno do texto literário, em especial, da Poesia, durante o período de isolamento exigido pelos altos graus de contaminação do novo coronavírus. Contra a mortalidade e a desesperança, a leitura e a escrita se mostram armas poderosas no resgate de uma civilização em confronto consigo mesma. O processo de introdução e preparação de um ebook chamado “Poesia em Pandemia” com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ceará é analisado a partir de teóricos e teóricas como Cândido (1995); Rouxel (2013) e Soares (2006), dentre outros e outras. O resultado é a tentativa de um percurso teórico-prática para o tratamento literário na sala de aula contemporânea.Si la literatura está en crisis, como dicen y atestiguan sus teóricos y sus profesionales, el mundo ahora la sigue en un abismo todavía más impactante. Suprimidos de libertad y de la posibilidad de estar en mutua compañía, alumnos y profesores afrontaron en 2020 el mayor desafío de los últimos cien años: una pandemia que forzó la exclusión social del contexto escolar. Este artículo presenta una elaboración teórica y pedagógica a partir de un conjunto de actividades en torno al texto literario, especialmente la Poesía, durante el período de aislamiento requerido por los altos grados de contaminación por Coronavirus. Contra la mortalidad y la desesperanza, la lectura y la escritura son armas poderosas para rescatar a una civilización que se enfrenta a sí misma. El proceso de presentación y elaboración de un libro electrónico denominado “Poesia en Pandemia” con estudiantes de secundaria de una escuela pública de la ciudad de Fortaleza-Ceará se analiza a partir de teóricos como Cândido (1995); Rouxel (2013) y Soares (2006), entre otros y otras. El resultado es el intento de un recorrido teórico-práctico para el tratamiento literario en el aula contemporánea.Revista Entrelaces2022-01-05T19:48:47Z2022-01-05T19:48:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 69-88, abr./jun. 2021.2596-2817http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63349Silva, Lúcio Flávio Gondim dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:20:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63349Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:46.022683Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
De la lectura poética a la escritura multimedia: una práctica literaria en el contexto de una pandemia
title Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
spellingShingle Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Literatura
Pandemia
Poesia
Isolamento social
Escrita
title_short Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
title_full Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
title_fullStr Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
title_full_unstemmed Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
title_sort Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia
author Silva, Lúcio Flávio Gondim da
author_facet Silva, Lúcio Flávio Gondim da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lúcio Flávio Gondim da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Pandemia
Poesia
Isolamento social
Escrita
topic Literatura
Pandemia
Poesia
Isolamento social
Escrita
description Se a literatura está em crise, conforme dizem seus teóricos e teóricas e, também, como atestam seus e suas profissionais, o mundo agora a acompanha num abismo ainda mais impactante. Cerceados de liberdade e da possibilidade de estar em companhia presencial, estudantes e professores tiveram no ano de 2020 o maior desafio dos últimos cem anos: uma pandemia que obrigou o afastamento social ao contexto escolar. Este artigo traz uma elaboração pedagógica a partir de um conjunto de atividades em torno do texto literário, em especial, da Poesia, durante o período de isolamento exigido pelos altos graus de contaminação do novo coronavírus. Contra a mortalidade e a desesperança, a leitura e a escrita se mostram armas poderosas no resgate de uma civilização em confronto consigo mesma. O processo de introdução e preparação de um ebook chamado “Poesia em Pandemia” com os estudantes do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Fortaleza-Ceará é analisado a partir de teóricos e teóricas como Cândido (1995); Rouxel (2013) e Soares (2006), dentre outros e outras. O resultado é a tentativa de um percurso teórico-prática para o tratamento literário na sala de aula contemporânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-05T19:48:47Z
2022-01-05T19:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 69-88, abr./jun. 2021.
2596-2817
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63349
identifier_str_mv SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Da leitura poética à escrita multimídia: uma prática literária em contexto de pandemia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 69-88, abr./jun. 2021.
2596-2817
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrelaces
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrelaces
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028955868889088