Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA FILHO, Edson Alves de
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10896
Resumo: The object of this study was to compare three groups of secondary students on the way of explaining enrichment. 316 Ss belonguing to three schools of João Pessoa had been studied; which 98 were from a nocturne public school (1), 121 from a private nocturn school (2) and 97 from a private day school (3). The Ss of 1 e 2 had a job and those of only was studying. Through interviews about wealth and poverty, nine explaining- factors of enrichment had been identifyed, which had been applyed of the same population in scales of importance. The Ss 013 had put the explininq factors on the following order of decreasing importance: instrument (I), Collective Action (CA), Anomic Deviation (AO), Change (C), Nature (N), Individual Action (IA), Sociability 9S), Conformity (Co) and Providence (P); as for the 1 and 2 shcools we had got Co, S, P, N, IA, C, I, AO anc CA. These results had been discurssed from the viewpoinl of the occupation of the groups on the social structure and from the way of insertion of the same groups on the psychosocial dynamic of the contemporary Brazllian society.
id UFC-7_75e58f210ba96dfc8f1400774e5927f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10896
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João PessoaEstudantes secundaristasEnriquecimentoRepresentações sociaisThe object of this study was to compare three groups of secondary students on the way of explaining enrichment. 316 Ss belonguing to three schools of João Pessoa had been studied; which 98 were from a nocturne public school (1), 121 from a private nocturn school (2) and 97 from a private day school (3). The Ss of 1 e 2 had a job and those of only was studying. Through interviews about wealth and poverty, nine explaining- factors of enrichment had been identifyed, which had been applyed of the same population in scales of importance. The Ss 013 had put the explininq factors on the following order of decreasing importance: instrument (I), Collective Action (CA), Anomic Deviation (AO), Change (C), Nature (N), Individual Action (IA), Sociability 9S), Conformity (Co) and Providence (P); as for the 1 and 2 shcools we had got Co, S, P, N, IA, C, I, AO anc CA. These results had been discurssed from the viewpoinl of the occupation of the groups on the social structure and from the way of insertion of the same groups on the psychosocial dynamic of the contemporary Brazllian society.O objetivo deste trabalho foi comparar três grupos de estudantes secundaristas quanto ao modo de explicar o enriquecimento. Foram estudados 316 Ss de três escolas de João Pessoa; dos quais 98 pertenciam a uma escola pública noturna (1),121 a uma escola particular noturna (2) e 97 a uma escola particular diurna (3); sendo que os Ss de 1 e 2 trabalhavam e estudavam e os de 3 apenas estudavam. Por meio de entrevistas sobre os temas riqueza e pobreza, foram identificados nove fatores explicadores de "enriquecimento", os quais foram aplicados às mesmas populações em escalas de importância. Os Ss de 3 hierarquizaram os fatores explicadores na seguinte ordem decrescente de importância: Instrumento (I), Ação Coletiva (AC), Desvio Econômico (DA), Mudança (M), Natureza (N), Ação Individual (AI), Sociabilidade (S), Conformismo (C) e Providência (P); enquanto que para as escolas 1 e 2 obtivemos: C, S, P, N, AI, M, I, DA, e AC. Os resultados foram discutidos em termos de ocupação dos grupos na estrutura social, bem como dos modos de inserção dos mesmos grupos na dinâmica psicossocial da sociedade brasileira contemporânea.www.revistapsicologia.ufc.br2015-03-09T14:00:58Z2015-03-09T14:00:58Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7/8, n.1/2, 1989/1990, p.43-51.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10896SOUZA FILHO, Edson Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T19:50:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10896Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:04.990131Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
title Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
spellingShingle Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
SOUZA FILHO, Edson Alves de
Estudantes secundaristas
Enriquecimento
Representações sociais
title_short Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
title_full Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
title_fullStr Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
title_full_unstemmed Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
title_sort Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa
author SOUZA FILHO, Edson Alves de
author_facet SOUZA FILHO, Edson Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA FILHO, Edson Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes secundaristas
Enriquecimento
Representações sociais
topic Estudantes secundaristas
Enriquecimento
Representações sociais
description The object of this study was to compare three groups of secondary students on the way of explaining enrichment. 316 Ss belonguing to three schools of João Pessoa had been studied; which 98 were from a nocturne public school (1), 121 from a private nocturn school (2) and 97 from a private day school (3). The Ss of 1 e 2 had a job and those of only was studying. Through interviews about wealth and poverty, nine explaining- factors of enrichment had been identifyed, which had been applyed of the same population in scales of importance. The Ss 013 had put the explininq factors on the following order of decreasing importance: instrument (I), Collective Action (CA), Anomic Deviation (AO), Change (C), Nature (N), Individual Action (IA), Sociability 9S), Conformity (Co) and Providence (P); as for the 1 and 2 shcools we had got Co, S, P, N, IA, C, I, AO anc CA. These results had been discurssed from the viewpoinl of the occupation of the groups on the social structure and from the way of insertion of the same groups on the psychosocial dynamic of the contemporary Brazllian society.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
2015-03-09T14:00:58Z
2015-03-09T14:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7/8, n.1/2, 1989/1990, p.43-51.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10896
identifier_str_mv SOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações sociais do enriquecimento entre estudantes secundaristas de três escolas de João Pessoa. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7/8, n.1/2, 1989/1990, p.43-51.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.revistapsicologia.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.revistapsicologia.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028951803559936