O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buczek, Yohana Graziely de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Domingues, Analéia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031
Resumo: This article discusses the Young Entrepreneurs First Steps (JEEP) program offered and funded by the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) to public schools through a partnership between the public and private sectors. In order to understand SEBRAE's intentions in the formation of teachers who work from 1st to 5th grade in the municipal basic education network, we seek to understand in a historical perspective the political, economic and social context in which this program was materialized. We try to understand the interest of the private sphere for public education and what represents the JEEP in the current conjuncture of crisis and structural unemployment. We used as theoretical foundation the Historical Dialectical Materialism and documentary analysis of the formation material teachers Young Entrepreneurs First Steps: Methodological Rationale and Participant Manual. The JEEP program aims at the conversion of the teaching function and evidences the political and ideological control character of the teacher. In essence, it represents a way for capital to establish a new socio-metabolic control of labor in the context of the structural crisis.
id UFC-7_763fd513e13afe18b01b386b0e1704e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49031
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolasThe young entrepreneurs first steps program and the dissemination of entrepreneurial culture in schoolsPrograma Jovens Empreendedores Primeiros PassosCrise estrutural do capitalSEBRAEFormação continuada de professoresThis article discusses the Young Entrepreneurs First Steps (JEEP) program offered and funded by the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) to public schools through a partnership between the public and private sectors. In order to understand SEBRAE's intentions in the formation of teachers who work from 1st to 5th grade in the municipal basic education network, we seek to understand in a historical perspective the political, economic and social context in which this program was materialized. We try to understand the interest of the private sphere for public education and what represents the JEEP in the current conjuncture of crisis and structural unemployment. We used as theoretical foundation the Historical Dialectical Materialism and documentary analysis of the formation material teachers Young Entrepreneurs First Steps: Methodological Rationale and Participant Manual. The JEEP program aims at the conversion of the teaching function and evidences the political and ideological control character of the teacher. In essence, it represents a way for capital to establish a new socio-metabolic control of labor in the context of the structural crisis.Este artigo tem como objeto de discussão o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) ofertado e custeado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) às escolas públicas, a partir de parceria entre os setores público e privado. Para compreendermos as intenções do SEBRAE na formação de professores que atuam do 1° ao 5° ano na rede básica municipal, buscamos entender numa perspectiva histórica o contexto político, econômico e social em que esse programa foi materializado. Intentamos compreender o interesse da esfera privada pela educação pública e o que representa o JEEP na atual conjuntura de crise e desemprego estrutural. Utilizamos como fundamentação teórica o Materialismo Histórico-Dialético e análise documental do material de formação professores Jovens Empreendedores Primeiros Passos: Fundamentação Metodológica e Manual do Participante. O programa JEEP objetiva a reconversão da função docente e evidencia caráter de controle político e ideológico do professor. Em sua essência representa uma forma do capital estabelecer um novo controle sociometabólico do trabalho no contexto da crise estrutural.Revista Eletrônica Arma da Crítica2019-12-23T18:31:10Z2019-12-23T18:31:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, Analéia. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 86-103, maio 2019.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031Buczek, Yohana Graziely de OliveiraDomingues, Analéiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:22:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49031Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T14:22:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
The young entrepreneurs first steps program and the dissemination of entrepreneurial culture in schools
title O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
spellingShingle O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
Buczek, Yohana Graziely de Oliveira
Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Crise estrutural do capital
SEBRAE
Formação continuada de professores
title_short O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
title_full O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
title_fullStr O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
title_full_unstemmed O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
title_sort O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas
author Buczek, Yohana Graziely de Oliveira
author_facet Buczek, Yohana Graziely de Oliveira
Domingues, Analéia
author_role author
author2 Domingues, Analéia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buczek, Yohana Graziely de Oliveira
Domingues, Analéia
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Crise estrutural do capital
SEBRAE
Formação continuada de professores
topic Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Crise estrutural do capital
SEBRAE
Formação continuada de professores
description This article discusses the Young Entrepreneurs First Steps (JEEP) program offered and funded by the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) to public schools through a partnership between the public and private sectors. In order to understand SEBRAE's intentions in the formation of teachers who work from 1st to 5th grade in the municipal basic education network, we seek to understand in a historical perspective the political, economic and social context in which this program was materialized. We try to understand the interest of the private sphere for public education and what represents the JEEP in the current conjuncture of crisis and structural unemployment. We used as theoretical foundation the Historical Dialectical Materialism and documentary analysis of the formation material teachers Young Entrepreneurs First Steps: Methodological Rationale and Participant Manual. The JEEP program aims at the conversion of the teaching function and evidences the political and ideological control character of the teacher. In essence, it represents a way for capital to establish a new socio-metabolic control of labor in the context of the structural crisis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23T18:31:10Z
2019-12-23T18:31:10Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, Analéia. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 86-103, maio 2019.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031
identifier_str_mv BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, Analéia. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 86-103, maio 2019.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935781826920448