Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Luciene Feitosa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000000mcs
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49106
Resumo: This study has aim to characterize and interpret the meaning of the apprenticeship -aluation for teaching and learning staff at Amilcar Ferreira Sobral School CAFS),technic and intermediate teaching schoollocated in Floriano -PI. Researching subject twenty two teachings in c1ass-room activity and a aleatory patem seventy eight offour undreds pupils .In this methodology we aplly questionnaires that facilite to operate data face total of pupils and interviews made at school we register in recorder to permit an ample boarding. After analysis about quality and quantity data we observe the teachers ave convergent opinion about c1assification ,se1ective and exc1ude aspects of the e 'aluation but diverge at ideology aspects sensitiveness. Pupils agree ofien with the ethod evaluation we apply at the school and they show a litlle knowledge about the actual oarding apprendiceship evaluation.
id UFC-7_7643eb7ca8001b4750ec50e33b1ab753
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49106
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizanteProcesso ensino-aprendizagemEnsino médioAvaliação-aprendizagemThis study has aim to characterize and interpret the meaning of the apprenticeship -aluation for teaching and learning staff at Amilcar Ferreira Sobral School CAFS),technic and intermediate teaching schoollocated in Floriano -PI. Researching subject twenty two teachings in c1ass-room activity and a aleatory patem seventy eight offour undreds pupils .In this methodology we aplly questionnaires that facilite to operate data face total of pupils and interviews made at school we register in recorder to permit an ample boarding. After analysis about quality and quantity data we observe the teachers ave convergent opinion about c1assification ,se1ective and exc1ude aspects of the e 'aluation but diverge at ideology aspects sensitiveness. Pupils agree ofien with the ethod evaluation we apply at the school and they show a litlle knowledge about the actual oarding apprendiceship evaluation.Este estudo tem como objetivo caracterizar e interpretar significados da avaliação da aprendizagem para os docentes e discentes do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), escola de ensino médio e técnico em Floriano-PI. Os sujeitos da pesquisa são 22 docentes que estão em atividade na sala de aula e uma amostra aleatória de 78 dos 400 alunos. Na metodologia foram aplicados questionários porque facilitam a operacionalização dos dados, em face do contingente de alunos, e entrevistas realizadas na escola, registradas em gravador com os professores, por permitir uma abordagem mais abrangente. Após a análise quali-quantitativa dos dados, observa-se que os professores têm opiniões convergentes sobre os aspectos classificatórios, seletivo e excludente da avaliação e divergem na percepção dos seus aspectos ideológicos. Os alunos geralmente concordam com os sistemas de avaliação utilizados na escola e mostram pouco conhecimento das atuais abordagens da avaliação da aprendizagem.Andriola, Wagner BandeiraRocha, Maria Luciene Feitosa2020-01-03T12:23:41Z2020-01-03T12:23:41Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Maria Luciene Feitosa. Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante. 2005.123f. - Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49106ark:/83112/0013000000mcsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-03T12:23:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49106Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:35.658050Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
title Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
spellingShingle Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
Rocha, Maria Luciene Feitosa
Processo ensino-aprendizagem
Ensino médio
Avaliação-aprendizagem
title_short Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
title_full Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
title_fullStr Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
title_full_unstemmed Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
title_sort Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante
author Rocha, Maria Luciene Feitosa
author_facet Rocha, Maria Luciene Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Luciene Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Ensino médio
Avaliação-aprendizagem
topic Processo ensino-aprendizagem
Ensino médio
Avaliação-aprendizagem
description This study has aim to characterize and interpret the meaning of the apprenticeship -aluation for teaching and learning staff at Amilcar Ferreira Sobral School CAFS),technic and intermediate teaching schoollocated in Floriano -PI. Researching subject twenty two teachings in c1ass-room activity and a aleatory patem seventy eight offour undreds pupils .In this methodology we aplly questionnaires that facilite to operate data face total of pupils and interviews made at school we register in recorder to permit an ample boarding. After analysis about quality and quantity data we observe the teachers ave convergent opinion about c1assification ,se1ective and exc1ude aspects of the e 'aluation but diverge at ideology aspects sensitiveness. Pupils agree ofien with the ethod evaluation we apply at the school and they show a litlle knowledge about the actual oarding apprendiceship evaluation.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-01-03T12:23:41Z
2020-01-03T12:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Maria Luciene Feitosa. Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante. 2005.123f. - Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49106
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000000mcs
identifier_str_mv ROCHA, Maria Luciene Feitosa. Percepção de docentes e discentes acerca da avaliação da aprendizagem: estudo de caso em escola pública de ensino médio e profissionalizante. 2005.123f. - Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005.
ark:/83112/0013000000mcs
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373683782090752