A gestão da informação por meio do prontuário eletrônico do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gabriela Belmont de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tabosa, Hamilton Rodrigues, Pinto, Virgínia Bentes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18423
Resumo: Objetiva-se compreender o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) como um elemento integrante de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG), capaz de favorecer o acesso à informação e a tomada de decisões gerenciais nos ambientes hospitalares. Partimos da reflexão sobre como podemos compreender o PEP sob a óptica da gestão da informação e suas possibilidades como gerador de insumos para tomada de decisão tanto em nível local como também numa perspectiva mais abrangente. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental. Abordam-se conceitos e funções dos Sistemas de Informações, dos SIG e de gestão de informação. Os resultados demonstram que o PEP é um instrumento operacional, a partir do qual podem ser produzidas informações gerenciais, podendo operar como elemento de um SIG, integrando outras informações operacionais (pessoal, financeira, material, produção, etc.). Além de servir como fonte de informação sobre o estado de saúde e tratamentos do paciente para os profissionais da saúde, pode constituir-se como elemento de um SIG de extrema utilidade para nortear decisões gerenciais por parte dos administradores de unidades de saúde, e também, como instrumento de consulta e pesquisa para munir de informações e embasar órgãos da Administração Pública, no direcionamento de recursos financeiros e humanos para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas em saúde, de educação em saúde e de informação em saúde, desde que, em seu uso, atente-se para as questões de ética e segurança.
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