Prontuário eletrônico do paciente: uso e aceitação por médicos da atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Alexandre Alcantara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83811
Resumo: O registro de informações na área da saúde é uma atividade cotidiana e essencial para a adequada assistência à saúde e segurança dos pacientes e dos prestadores de serviços. O prontuário eletrônico apresenta a possibilidade de agregar, inter-relacionar e organizar essa gama de informações diferenciadas com fins múltiplos de maneira inteligente. O município de Fortaleza (CE) informatizou a rede de atenção básica com um prontuário eletrônico do paciente (PEP) em 2002. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso e aceitação do PEP por médicos da atenção primária de um distrito de saúde de Fortaleza. Para isso foram feitas a investigação sobre o grau de satisfação, de conhecimento e uso de funcionalidades específicas do PEP e a análise da percepção dos médicos sobre a implantação, a facilidade de utilização, a confiança, as potencialidades e as fragilidades do PEP. Tratou-se de uma pesquisa avaliativa descritiva e exploratória utilizando um questionário como instrumento de coleta dos dados. Todos os 111 médicos na rede de atenção básica da secretaria regional 6 do município de Fortaleza atuantes durante os meses de setembro e outubro de 2008 receberam o convite para participação. Foi aplicado um instrumento composto de questões fechadas e abertas. Foram realizadas análises quantitativas sobre uso e satisfação, e análises qualitativas sobre acerto da implantação do sistema, a facilidade no uso, a confiança no sistema e as potencialidades e fragilidades. A taxa de resposta foi de 89% (99 médicos). Os achados demonstraram que a satisfação geral com o PEP é baixa com 2 (2%) satisfeitos, 50 (50,5%) satisfeitos em parte e 47 (47,5%) insatisfeitos. Houve associação entre maior uso das funcionalidades do sistema com as seguintes variáveis: ser mulher (p<0,05), ser mais jovens (p<0,05), atender menos que 16 pacientes por turno (p<0,05), estar em treinamento (residência médica, p<0,05) e estarem menos satisfeitos com o PEP (p<0,05). Os resultados da análise qualitativa apontaram as seguintes categorias: potencial que um PEP traria se funcionasse corretamente; esperança em relação a outros sistemas; insuficiente e inadequada infra-estrutura e suporte; facilidade de uso, porém baixa usabilidade; inadequação ao que se propõe; disfunção durante os atendimentos; falta de treinamento e conhecimento sobre o sistema; desconfiança na segurança dos dados; influência na relação médico-paciente. Conclui-se com o estudo que os médicos de uma forma geral estão insatisfeitos com atual PEP da atenção básica de Fortaleza, tem baixa confiabilidade apesar de acreditarem que há ganhos potenciais na utilização de sistemas eletrônicos. Portanto, o atual PEP não se mostra adequado e deve ser reformulado ou substituído. O prontuário em papel pode ser uma saída provisória levando em consideração o contexto e o planejamento dos serviços de saúde da atenção primária local.
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Para isso foram feitas a investigação sobre o grau de satisfação, de conhecimento e uso de funcionalidades específicas do PEP e a análise da percepção dos médicos sobre a implantação, a facilidade de utilização, a confiança, as potencialidades e as fragilidades do PEP. Tratou-se de uma pesquisa avaliativa descritiva e exploratória utilizando um questionário como instrumento de coleta dos dados. Todos os 111 médicos na rede de atenção básica da secretaria regional 6 do município de Fortaleza atuantes durante os meses de setembro e outubro de 2008 receberam o convite para participação. Foi aplicado um instrumento composto de questões fechadas e abertas. Foram realizadas análises quantitativas sobre uso e satisfação, e análises qualitativas sobre acerto da implantação do sistema, a facilidade no uso, a confiança no sistema e as potencialidades e fragilidades. A taxa de resposta foi de 89% (99 médicos). Os achados demonstraram que a satisfação geral com o PEP é baixa com 2 (2%) satisfeitos, 50 (50,5%) satisfeitos em parte e 47 (47,5%) insatisfeitos. Houve associação entre maior uso das funcionalidades do sistema com as seguintes variáveis: ser mulher (p<0,05), ser mais jovens (p<0,05), atender menos que 16 pacientes por turno (p<0,05), estar em treinamento (residência médica, p<0,05) e estarem menos satisfeitos com o PEP (p<0,05). Os resultados da análise qualitativa apontaram as seguintes categorias: potencial que um PEP traria se funcionasse corretamente; esperança em relação a outros sistemas; insuficiente e inadequada infra-estrutura e suporte; facilidade de uso, porém baixa usabilidade; inadequação ao que se propõe; disfunção durante os atendimentos; falta de treinamento e conhecimento sobre o sistema; desconfiança na segurança dos dados; influência na relação médico-paciente. Conclui-se com o estudo que os médicos de uma forma geral estão insatisfeitos com atual PEP da atenção básica de Fortaleza, tem baixa confiabilidade apesar de acreditarem que há ganhos potenciais na utilização de sistemas eletrônicos. Portanto, o atual PEP não se mostra adequado e deve ser reformulado ou substituído. O prontuário em papel pode ser uma saída provisória levando em consideração o contexto e o planejamento dos serviços de saúde da atenção primária local.To register health information is a daily activity and is essential for proper health care delivery and patient safety, health personnel liability. The electronic medical records presents the possibility of adding, interconnecting and organizing such a range of information with different purposes in a intelligent way. The municipality of Fortaleza decided to computerize its primary health care network with an electronic health record (EHR) in 2002. The objective of this dissertation was to evaluate use and adoption by primary care physicians of the 6th heath district of the City of Fortaleza by examining satisfaction level, knowledge and usage of specific EHR functionalities; and by analyzing the physicians? perceptions on the implementation, ease of use, reliability, strengths and weaknesses of the EHR. It was an exploratory descriptive and evaluative research using a questionnaire as the instrument for data collection. All 111 active doctors in the primary health care network of the 6th heath district of the city of Fortaleza during the months of September and October of 2008 were invited to participate. The instrument included closed-ended and open-ended questions. We performed quantitative analysis on the use and satisfaction. Qualitative analysis was performed on the following themes: implementation decision, ease of use, system reliability and EHR strengths and weaknesses. The response rate was 89% (99 doctors). For overall satisfaction with the EHR, 2 (2%) were satisfied, 50 (50,5%) were satisfied in part and 47 (47,5%) were not satisfied. High use of the system functionalities was associated with the following variables: being woman (p<0.05), younger (p<0.05), seeing less than 16 patients per half-day (p<0.05), attending residency (p<0.05) and being less satisfied with the EHR (p<0.05). The results of qualitative analysis showed the following categories: EHR potential if it worked properly; high expectations for other EHRs; insufficient and inadequate infrastructure and support; ease of use, but low usability; inadequate for the purpose; dysfunction during patient care; lack of training and knowledge about the system; distrust in the data security; influence on physician-patient relationship. The conclusions were that primary care physicians in general were dissatisfied with current EHR and considered it not reliable. However, they believed that there are potential gains in using computerized systems. Therefore, the current EHR was shown to be inappropriate and should be reviewed or replaced. Paper medical records may be a temporary solution taking into account the context and planning of health services from the local primary care.Catrib, Ana Maria FontenelleCatrib, Ana Maria FontenelleMiranda, Alcides Silva deVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaMeyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes VieiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaHolanda, Alexandre Alcantara2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/83811https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/4827Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 80148porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T20:01:15Zoai::83811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T20:01:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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