A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Sousa de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barroso, Suelly Helena de Araújo, Soares, Jorge Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380
Resumo: Classroom games serve as an ac vity to enhance and encourage student learning, mak-ing them more ac ve in class and allowing beBer learning and knowledge transmission. This ar cle proposes the use of games as a learning tool for the course of Bituminous Materials of the Civil Engineering undergraduate degree at Federal University of Ceará, with the objec ve of providing students with an enhanced learning experience. It was proposed a board game in which the topics addressed were asphalts, neat and modified, asphalt emulsions, aggregates, and asphalt mixtures. To evaluate the learning style of students and faculty, it was applied the Index of Learning Styles, and a ques onnaire was developed based on the skills and abili es required by the Na onal Council of Edu-ca on to evaluate the effec veness of the game. It was verified the poten al of the game in providing mo va on, learning, storage of knowledge and the development of some skills required in the area of Civil Engineering.
id UFC-7_7ad52302d1476e34567ae1d9787631b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58380
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminososEngenharia civilAprendizagemJogos de simulaçãoTécnicas de ensino - AprendizagemClassroom games serve as an ac vity to enhance and encourage student learning, mak-ing them more ac ve in class and allowing beBer learning and knowledge transmission. This ar cle proposes the use of games as a learning tool for the course of Bituminous Materials of the Civil Engineering undergraduate degree at Federal University of Ceará, with the objec ve of providing students with an enhanced learning experience. It was proposed a board game in which the topics addressed were asphalts, neat and modified, asphalt emulsions, aggregates, and asphalt mixtures. To evaluate the learning style of students and faculty, it was applied the Index of Learning Styles, and a ques onnaire was developed based on the skills and abili es required by the Na onal Council of Edu-ca on to evaluate the effec veness of the game. It was verified the poten al of the game in providing mo va on, learning, storage of knowledge and the development of some skills required in the area of Civil Engineering.Os jogos em sala de aula servem como atividade para melhorar e incentivar a aprendizagem do aluno, tornando-o mais ativo em sala e permitindo uma melhor fixação do conhecimento transmitido. Este artigo propõe a utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem da disciplina de Materiais Betuminosos, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará para proporcionar aos alunos maior absorção do conhecimento. Foi proposto um jogo de tabuleiro em que os temas abordados foram asfaltos, asfaltos modificados, emulsões asfálticas, agregados e misturas asfálticas. Para avaliar o estilo de aprendizagem dos alunos e professor foi aplicado o Índice de Estilos de Aprendizagem e para analisar a eficiência do jogo foi desenvolvido um questionário baseado nas competências e habilidades exigidas pelo Conselho Nacional de Educação. Verificou-se o potencial do jogo em proporcionar motivação, aprendizagem, armazenamento do conhecimento e o desenvolvimento de algumas habilidades requeridas na área de Engenharia Civil.2021-05-14T16:09:19Z2021-05-14T16:09:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Leticia Sousa de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SOARES, Jorge Barbosa. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-15, 2019.2237-1346DOI:10.14295/transportes.v27i4.1664http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380Oliveira, Letícia Sousa deBarroso, Suelly Helena de AraújoSoares, Jorge Barbosaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T16:31:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:45.141844Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
title A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
spellingShingle A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
Oliveira, Letícia Sousa de
Engenharia civil
Aprendizagem
Jogos de simulação
Técnicas de ensino - Aprendizagem
title_short A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
title_full A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
title_fullStr A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
title_full_unstemmed A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
title_sort A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
author Oliveira, Letícia Sousa de
author_facet Oliveira, Letícia Sousa de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Soares, Jorge Barbosa
author_role author
author2 Barroso, Suelly Helena de Araújo
Soares, Jorge Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Letícia Sousa de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Soares, Jorge Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Aprendizagem
Jogos de simulação
Técnicas de ensino - Aprendizagem
topic Engenharia civil
Aprendizagem
Jogos de simulação
Técnicas de ensino - Aprendizagem
description Classroom games serve as an ac vity to enhance and encourage student learning, mak-ing them more ac ve in class and allowing beBer learning and knowledge transmission. This ar cle proposes the use of games as a learning tool for the course of Bituminous Materials of the Civil Engineering undergraduate degree at Federal University of Ceará, with the objec ve of providing students with an enhanced learning experience. It was proposed a board game in which the topics addressed were asphalts, neat and modified, asphalt emulsions, aggregates, and asphalt mixtures. To evaluate the learning style of students and faculty, it was applied the Index of Learning Styles, and a ques onnaire was developed based on the skills and abili es required by the Na onal Council of Edu-ca on to evaluate the effec veness of the game. It was verified the poten al of the game in providing mo va on, learning, storage of knowledge and the development of some skills required in the area of Civil Engineering.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-14T16:09:19Z
2021-05-14T16:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Leticia Sousa de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SOARES, Jorge Barbosa. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-15, 2019.
2237-1346
DOI:10.14295/transportes.v27i4.1664
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380
identifier_str_mv OLIVEIRA, Leticia Sousa de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SOARES, Jorge Barbosa. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-15, 2019.
2237-1346
DOI:10.14295/transportes.v27i4.1664
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028968684584960