A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Tiago dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Krishnamartha Vidigal, Maia, Igor Gouveia, Meneses, Márcia Coelho de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346
Resumo: Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.
id UFC-7_7e77bb2dd809868a82fbdc22af76b126
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45346
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogoMonitoria de projetosIdentidade do PedagogoTERCOAEste trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.Universidade Federal do Ceará2019-09-02T13:45:26Z2019-09-02T13:45:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346Salgado, Tiago dos SantosRibeiro, Krishnamartha VidigalMaia, Igor GouveiaMeneses, Márcia Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:03.054251Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
title A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
spellingShingle A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
Salgado, Tiago dos Santos
Monitoria de projetos
Identidade do Pedagogo
TERCOA
title_short A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
title_full A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
title_fullStr A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
title_full_unstemmed A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
title_sort A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
author Salgado, Tiago dos Santos
author_facet Salgado, Tiago dos Santos
Ribeiro, Krishnamartha Vidigal
Maia, Igor Gouveia
Meneses, Márcia Coelho de
author_role author
author2 Ribeiro, Krishnamartha Vidigal
Maia, Igor Gouveia
Meneses, Márcia Coelho de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Tiago dos Santos
Ribeiro, Krishnamartha Vidigal
Maia, Igor Gouveia
Meneses, Márcia Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria de projetos
Identidade do Pedagogo
TERCOA
topic Monitoria de projetos
Identidade do Pedagogo
TERCOA
description Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-02T13:45:26Z
2019-09-02T13:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346
identifier_str_mv SALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989716922368