A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346 |
Resumo: | Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos. |
id |
UFC-7_7e77bb2dd809868a82fbdc22af76b126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45346 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogoMonitoria de projetosIdentidade do PedagogoTERCOAEste trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.Universidade Federal do Ceará2019-09-02T13:45:26Z2019-09-02T13:45:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346Salgado, Tiago dos SantosRibeiro, Krishnamartha VidigalMaia, Igor GouveiaMeneses, Márcia Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45346Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:03.054251Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
title |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
spellingShingle |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo Salgado, Tiago dos Santos Monitoria de projetos Identidade do Pedagogo TERCOA |
title_short |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
title_full |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
title_fullStr |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
title_full_unstemmed |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
title_sort |
A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
author |
Salgado, Tiago dos Santos |
author_facet |
Salgado, Tiago dos Santos Ribeiro, Krishnamartha Vidigal Maia, Igor Gouveia Meneses, Márcia Coelho de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Krishnamartha Vidigal Maia, Igor Gouveia Meneses, Márcia Coelho de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Tiago dos Santos Ribeiro, Krishnamartha Vidigal Maia, Igor Gouveia Meneses, Márcia Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria de projetos Identidade do Pedagogo TERCOA |
topic |
Monitoria de projetos Identidade do Pedagogo TERCOA |
description |
Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-09-02T13:45:26Z 2019-09-02T13:45:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346 |
identifier_str_mv |
SALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989716922368 |