O impacto dos gastos públicos em EJA sobre o analfabetismo no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71441 |
Resumo: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
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O impacto dos gastos públicos em EJA sobre o analfabetismo no BrasilAnalfabetismoEducaçãoFinançasDespesa públicaEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.Analyzing data from illiteracy and public spending on education of Brazilian states from 1981 to 2007, ít ís realízed a falI of the first and a smalI íncrease on the second. In additíon, There was a large concentration of illiteracy in the Northeast region at the expense of a lower volume of spending. Spending for youths and adults education - ElA - were only observed from 2004 (year that have been made available by the National Treasury Secretariat). Using longitudinal data for Brazilian states during the period 2004 to 2007, it was made a descriptive and econometric analysis for evaluating the impact of spending on ElA on the reduction of illiteracy rate, controlling by socioeconomic factors such as level of poverty and household per capita income of the states. Estimating Panel Data model with random effects, there is a negative impact, although not statistically significant, of public expenditure on education for young people and adults. However, the positive significance of the level of poverty on the rates of illiteracy and the observed low per capita spending of ElA in regions with the highest rates of illiteracy, leads us to think. that maybe spending in ElA not being designed properly, not as it was expecting to reduce the illiteracy in Brazil.Analisando dados de analfabetismo e gastos públicos em educação dos estados brasileiros de 1981 a 2007, foi verificado uma lenta queda do primeiro e um pequeno aumento do segundo ao longo do período. Observou-se também uma grande concentração do analfabetismo na região Nordeste em detrimento de um menor volume de gastos. Os gastos destinados a educação de jovens e adultos - EJA - só foram observados a partir de 2004 (ano em que passaram a ser disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional). Utilizando dados longitudinais para os estados brasileiros no período o período de 2004 a 2007, foi feita uma análise descritiva e econométrica para verificar o impacto dos gastos com a EJA sobre a redução da taxa analfabetismo, controlando por fatores socioeconômicos como nível de pobreza e renda domiciliar per capita dos estados. Estimando um modelo de Dados em Painel com Efeitos Aleatórios, observou-se um impacto negativo, embora estatisticamente não significativo, dos gastos públicos em educação de jovens e adultos. Entretanto, a positiva significância do nível de pobreza sobre as taxas de analfabetismo e os observados baixos gastos per capita em EJA nas regiões com maiores taxas de analfabetismo, leva a deduzir-se que talvez os gastos em EJA não estejam sendo destinados corretamente, não impactando como se esperava na redução do analfabetismo no Brasil.Jorge Neto, Paulo de MeioAraújo, Mirna Maia de2023-03-24T19:07:12Z2023-03-24T19:07:12Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Mirna Maia de. O impacto dos gastos públicos em EJA sobre o analfabetismo no Brasil. 2008. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71441ark:/83112/001300001tj5nporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T19:53:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/71441Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:25.833711Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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