Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal - A Invisibilidade do Analfabetismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27619 |
Resumo: | O artigo visa analisar as políticas públicas de educação de adultos, em Portugal, no período entre 1998 e 2015, para colocar em destaque um domínio de ausência neste âmbito – a alfabetização de adultos. A análise resulta de duas investigações de natureza qualitativa, uma centrada no processo de formação de adultos não escolarizados e outra nas políticas e práticas de educação de adultos pouco escolarizados, em Portugal. Os dados empíricos que suportam a análise resultaram da recolha documental e da recolha de dados estatísticos. Os dados revelam que as orientações políticas da União Europeia, no período em análise, negligenciam a alfabetização de adultos o que tem consequências nas políticas públicas de educação de adultos, no contexto Português. Portugal apresenta uma taxa elevada de analfabetismo, contudo, nas últimas décadas, esse problema tem sido silenciado, registando-se uma ausência de políticas públicas de alfabetização de adultos. |
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