A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Aldevane de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Emanoel Luís Roque
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
Resumo: A filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]
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