A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Aldevane de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Emanoel Luís Roque
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
Resumo: A filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]
id UFC-7_7ecc9f2f953c1bd8e0c8d1a44c974960
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41669
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua práticaJesuítasEnsino filosófico brasileiroHistória da filosofiaEscolástica jesuítaA filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]IMPRECE2019-05-15T11:43:35Z2019-05-15T11:43:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luís Roque. A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1199-1211.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669Araújo, Aldevane de AlmeidaSoares, Emanoel Luís Roqueporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:35.167882Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
title A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
spellingShingle A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
Araújo, Aldevane de Almeida
Jesuítas
Ensino filosófico brasileiro
História da filosofia
Escolástica jesuíta
title_short A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
title_full A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
title_fullStr A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
title_full_unstemmed A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
title_sort A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática
author Araújo, Aldevane de Almeida
author_facet Araújo, Aldevane de Almeida
Soares, Emanoel Luís Roque
author_role author
author2 Soares, Emanoel Luís Roque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Aldevane de Almeida
Soares, Emanoel Luís Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Jesuítas
Ensino filosófico brasileiro
História da filosofia
Escolástica jesuíta
topic Jesuítas
Ensino filosófico brasileiro
História da filosofia
Escolástica jesuíta
description A filosofia que faz parte dos ensinamentos educacionais desde o Brasil Colônia inicia-se sendo elitizada para o clero e doutrinações religiosas, posteriormente para os senhores, políticos e poderes econômicos vigentes, sempre sendo ocultada das camadas populares, tinham como objetivo evitar sua popularização e posteriores revoltas; o que os senhores temiam ao deixar a filosofia se popularizar era que a população pudesse provocar manifestações e posterior perda do poder colonialista que já estava estabelecido. Por ser uma disciplina que traz temas de reflexões sobre dominação, subalternidade, política, direitos etc. acontecimentos que eram presentes no cotidiano desse povo, por esses motivos quem tinha acesso ao ensino de filosofia era a elite dominante: os senhores, filhos de senhores e o clero. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-15T11:43:35Z
2019-05-15T11:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luís Roque. A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1199-1211.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
identifier_str_mv ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luís Roque. A influência dos jesuítas para o ensino filosófico brasileiro e sua prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1199-1211.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028733973430272