Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862 |
Resumo: | A formação continuada e a inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais são temas atuais, emergentes no sistema educacional brasileiro, respaldados por uma legislação que reconhece o direito à diferença. Ações em direção à garantia de uma escola pública, qualificada e democrática tendem a suprimir atitudes que marginalizam e segregam uma grande parcela dos educandos das escolas regulares, impedindo que desenvolvam, com sucesso, o percurso escolar. Investir na melhoria da educação e principalmente na formação continuada dos docentes é também assegurar a criação e/ou manutenção de recursos que possibilitem a integração desse alunado. Assim, o problema central desse estudo consiste em avaliar a necessidade de formação contínua para professores que, cumprindo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), lei nº 9394/96, devem estar preparados para atender aos portadores de necessidades educativas especiais, oferecendo igualdade de oportunidades com o objetivo de uma educação para todos e com todos. [...] |
id |
UFC-7_7f13a68f27781272e0eaf043b400cbfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38862 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusivaFormação ContinuadaInclusão de criançasA formação continuada e a inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais são temas atuais, emergentes no sistema educacional brasileiro, respaldados por uma legislação que reconhece o direito à diferença. Ações em direção à garantia de uma escola pública, qualificada e democrática tendem a suprimir atitudes que marginalizam e segregam uma grande parcela dos educandos das escolas regulares, impedindo que desenvolvam, com sucesso, o percurso escolar. Investir na melhoria da educação e principalmente na formação continuada dos docentes é também assegurar a criação e/ou manutenção de recursos que possibilitem a integração desse alunado. Assim, o problema central desse estudo consiste em avaliar a necessidade de formação contínua para professores que, cumprindo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), lei nº 9394/96, devem estar preparados para atender aos portadores de necessidades educativas especiais, oferecendo igualdade de oportunidades com o objetivo de uma educação para todos e com todos. [...]2019-01-18T12:14:54Z2019-01-18T12:14:54Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDES, Debora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862Mendes, Debora Lucia Lima LeiteCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38862Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:40.010884Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
title |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
spellingShingle |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva Mendes, Debora Lucia Lima Leite Formação Continuada Inclusão de crianças |
title_short |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
title_full |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
title_fullStr |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
title_sort |
Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva |
author |
Mendes, Debora Lucia Lima Leite |
author_facet |
Mendes, Debora Lucia Lima Leite Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Debora Lucia Lima Leite Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Inclusão de crianças |
topic |
Formação Continuada Inclusão de crianças |
description |
A formação continuada e a inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais são temas atuais, emergentes no sistema educacional brasileiro, respaldados por uma legislação que reconhece o direito à diferença. Ações em direção à garantia de uma escola pública, qualificada e democrática tendem a suprimir atitudes que marginalizam e segregam uma grande parcela dos educandos das escolas regulares, impedindo que desenvolvam, com sucesso, o percurso escolar. Investir na melhoria da educação e principalmente na formação continuada dos docentes é também assegurar a criação e/ou manutenção de recursos que possibilitem a integração desse alunado. Assim, o problema central desse estudo consiste em avaliar a necessidade de formação contínua para professores que, cumprindo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), lei nº 9394/96, devem estar preparados para atender aos portadores de necessidades educativas especiais, oferecendo igualdade de oportunidades com o objetivo de uma educação para todos e com todos. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-18T12:14:54Z 2019-01-18T12:14:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Debora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862 |
identifier_str_mv |
MENDES, Debora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação da necessidade de formação contínua de professores na perspectiva da escola inclusiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028948676706304 |