Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Damila Soares de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Mariangela Lima de, Silva, Nazareth Vidal da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147
Resumo: Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.
id UFMS-2_0a5628760df36be81c4072cc85773c50
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5147
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e PossibilidadesInclusão Escolar. Formação Continuada. Prática PedagógicaEste artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 19-362358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/4666https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6679https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6680Carvalho, Damila Soares deAlmeida, Mariangela Lima deSilva, Nazareth Vidal dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5147Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
title Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
spellingShingle Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
Carvalho, Damila Soares de
Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica
title_short Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
title_full Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
title_fullStr Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
title_full_unstemmed Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
title_sort Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
author Carvalho, Damila Soares de
author_facet Carvalho, Damila Soares de
Almeida, Mariangela Lima de
Silva, Nazareth Vidal da
author_role author
author2 Almeida, Mariangela Lima de
Silva, Nazareth Vidal da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Damila Soares de
Almeida, Mariangela Lima de
Silva, Nazareth Vidal da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica
topic Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica
description Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/4666
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6679
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 19-36
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246292877312