Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147 |
Resumo: | Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas. |
id |
UFMS-2_0a5628760df36be81c4072cc85773c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/5147 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e PossibilidadesInclusão Escolar. Formação Continuada. Prática PedagógicaEste artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 19-362358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/4666https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6679https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6680Carvalho, Damila Soares deAlmeida, Mariangela Lima deSilva, Nazareth Vidal dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5147Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
title |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
spellingShingle |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades Carvalho, Damila Soares de Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica |
title_short |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
title_full |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
title_fullStr |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
title_sort |
Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades |
author |
Carvalho, Damila Soares de |
author_facet |
Carvalho, Damila Soares de Almeida, Mariangela Lima de Silva, Nazareth Vidal da |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Mariangela Lima de Silva, Nazareth Vidal da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Damila Soares de Almeida, Mariangela Lima de Silva, Nazareth Vidal da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica |
topic |
Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica |
description |
Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/4666 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6679 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147/6680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 19-36 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246292877312 |