Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Italo Martins de Mendonça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bezerra, João Paulo da Silva, Teixeira, Éder Enzo Albuquerque, Cunha, Adrielle, Venâncio, Fernanda Lima, Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42653
Resumo: Introdução: o brincar se constitui uma estratégia voltada para o desenvolvimento das habilidades globais da criança. Objetivo: conhecer a percepção de professoras e assistentes sobre a importância do brincar na promoção do desenvolvimento infantil na primeiríssima infância. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo realizado com professoras de uma creche filantrópica de Fortaleza. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as seguintes questões: “Para você, qual a importância do brincar no desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos?”, e “Quais são as brincadeiras que você utiliza para que o desenvolvimento seja estimulado?”. Foram incluídos no estudo sete participantes, entre professoras e assistentes, das oito responsáveis pela educação e monitoramento das crianças da creche. Resultados: observou-se que, todas consideram o brincar o fator mais importante para o desenvolvimento, biopsicossocial e melhora das habilidades motoras e cognitivas. Algumas, no entanto, não souberam explicar teoricamente porque o consideram importante, mas percebem o brincar como o pilar essencial para o desenvolvimento. Além disso, muitas brincadeiras se repetem nos discursos e outras parecem requerer adaptação às idades. Discussão: As brincadeiras e jogos recomendados para crianças de 12 as 24 meses são atividades que envolvam aprender sobre sons, texturas, cores, formas, comunicação, noções de espaço, e peso dos objetos. Nas crianças de 24 a 36 meses se recomendam brincadeiras que explorem a imaginação e criatividade. Conclusão: as professoras sabem da importância do brincar para o desenvolvimento de crianças com idade de 1 a 3 anos, compreendendo que o brincar é a forma de aprendizado mais indicado para toda e qualquer criança em desenvolvimento. As brincadeiras que são utilizadas na creche favorecem o desenvolvimento e aprendizado das crianças, embora verifica-se necessidade em otimizar com elas o desenvolvimento específico de habilidades motoras e cognitivas das crianças.
id UFC-7_80b9a6179ab3b94bcb88c2d5b443e8c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42653
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)Desenvolvimento infantilLudoterapiaCrechesIntrodução: o brincar se constitui uma estratégia voltada para o desenvolvimento das habilidades globais da criança. Objetivo: conhecer a percepção de professoras e assistentes sobre a importância do brincar na promoção do desenvolvimento infantil na primeiríssima infância. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo realizado com professoras de uma creche filantrópica de Fortaleza. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as seguintes questões: “Para você, qual a importância do brincar no desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos?”, e “Quais são as brincadeiras que você utiliza para que o desenvolvimento seja estimulado?”. Foram incluídos no estudo sete participantes, entre professoras e assistentes, das oito responsáveis pela educação e monitoramento das crianças da creche. Resultados: observou-se que, todas consideram o brincar o fator mais importante para o desenvolvimento, biopsicossocial e melhora das habilidades motoras e cognitivas. Algumas, no entanto, não souberam explicar teoricamente porque o consideram importante, mas percebem o brincar como o pilar essencial para o desenvolvimento. Além disso, muitas brincadeiras se repetem nos discursos e outras parecem requerer adaptação às idades. Discussão: As brincadeiras e jogos recomendados para crianças de 12 as 24 meses são atividades que envolvam aprender sobre sons, texturas, cores, formas, comunicação, noções de espaço, e peso dos objetos. Nas crianças de 24 a 36 meses se recomendam brincadeiras que explorem a imaginação e criatividade. Conclusão: as professoras sabem da importância do brincar para o desenvolvimento de crianças com idade de 1 a 3 anos, compreendendo que o brincar é a forma de aprendizado mais indicado para toda e qualquer criança em desenvolvimento. As brincadeiras que são utilizadas na creche favorecem o desenvolvimento e aprendizado das crianças, embora verifica-se necessidade em otimizar com elas o desenvolvimento específico de habilidades motoras e cognitivas das crianças.Universidade Federal do Ceará2019-06-14T16:20:16Z2019-06-14T16:20:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Italo Martins de Mendonça et al. Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42653Gomes, Italo Martins de MendonçaBezerra, João Paulo da SilvaTeixeira, Éder Enzo AlbuquerqueCunha, AdrielleVenâncio, Fernanda LimaPinheiro, Fabiane Elpídio de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:50:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:14.116378Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
title Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
spellingShingle Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
Gomes, Italo Martins de Mendonça
Desenvolvimento infantil
Ludoterapia
Creches
title_short Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
title_full Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
title_fullStr Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
title_full_unstemmed Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
title_sort Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)
author Gomes, Italo Martins de Mendonça
author_facet Gomes, Italo Martins de Mendonça
Bezerra, João Paulo da Silva
Teixeira, Éder Enzo Albuquerque
Cunha, Adrielle
Venâncio, Fernanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author_role author
author2 Bezerra, João Paulo da Silva
Teixeira, Éder Enzo Albuquerque
Cunha, Adrielle
Venâncio, Fernanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Italo Martins de Mendonça
Bezerra, João Paulo da Silva
Teixeira, Éder Enzo Albuquerque
Cunha, Adrielle
Venâncio, Fernanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Ludoterapia
Creches
topic Desenvolvimento infantil
Ludoterapia
Creches
description Introdução: o brincar se constitui uma estratégia voltada para o desenvolvimento das habilidades globais da criança. Objetivo: conhecer a percepção de professoras e assistentes sobre a importância do brincar na promoção do desenvolvimento infantil na primeiríssima infância. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo realizado com professoras de uma creche filantrópica de Fortaleza. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as seguintes questões: “Para você, qual a importância do brincar no desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos?”, e “Quais são as brincadeiras que você utiliza para que o desenvolvimento seja estimulado?”. Foram incluídos no estudo sete participantes, entre professoras e assistentes, das oito responsáveis pela educação e monitoramento das crianças da creche. Resultados: observou-se que, todas consideram o brincar o fator mais importante para o desenvolvimento, biopsicossocial e melhora das habilidades motoras e cognitivas. Algumas, no entanto, não souberam explicar teoricamente porque o consideram importante, mas percebem o brincar como o pilar essencial para o desenvolvimento. Além disso, muitas brincadeiras se repetem nos discursos e outras parecem requerer adaptação às idades. Discussão: As brincadeiras e jogos recomendados para crianças de 12 as 24 meses são atividades que envolvam aprender sobre sons, texturas, cores, formas, comunicação, noções de espaço, e peso dos objetos. Nas crianças de 24 a 36 meses se recomendam brincadeiras que explorem a imaginação e criatividade. Conclusão: as professoras sabem da importância do brincar para o desenvolvimento de crianças com idade de 1 a 3 anos, compreendendo que o brincar é a forma de aprendizado mais indicado para toda e qualquer criança em desenvolvimento. As brincadeiras que são utilizadas na creche favorecem o desenvolvimento e aprendizado das crianças, embora verifica-se necessidade em otimizar com elas o desenvolvimento específico de habilidades motoras e cognitivas das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-14T16:20:16Z
2019-06-14T16:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Italo Martins de Mendonça et al. Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42653
identifier_str_mv GOMES, Italo Martins de Mendonça et al. Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028952616206336