O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Erilan Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48815
Resumo: A facilidade de comunicação através de e-mails e mensagens de texto, por exemplo, tornou a modalidade escrita da língua um dos principais meios de comunicação da atualidade. Apesar da aparente facilidade de comunicação, a modalidade escrita exige do usuário domínio das regras sintáticas, semânticas e ortográficas da língua. Segundo Martins (2008), a ortografia é uma convenção social cuja finalidade é ajudar na comunicação escrita do falante. O mesmo autor afirma que há diferentes critérios entre os sons e as letras que usamos, ou seja, a ortografia do português possui dificuldades regulares e irregulares. Cientes das dificuldades impostas pela ortografia, objetivamos neste trabalho analisar como as regras ortográficas são propostas em um livro didático (LD) de Português Língua Estrangeira (PLE). Por ser um suporte no processo de ensino/aprendizagem da língua, entendemos que o LD é importante para o aprendizado das regras ortográficas. O LD analisado é o Novo Avenida Brasil 1, no qual constatamos que não há uma parte dedicada à compreensão e à aplicação das regras ortográficas da língua. O livro apresenta atividades de escrita, através da elaboração de pequenos textos e de questões curtas que limitam a produção escrita dos alunos, a partir das quais o professor poderá ou não fazer correções ortográficas. Um ponto positivo é o uso de palavras-cruzadas que, para Chaves (2014), estimula a memória, melhora a ortografia e amplia o vocabulário do aluno. Concluímos que este livro não trabalha claramente as regras ortográficas, o que encontramos mais próximo do que seria a explicação dessas regras está na parte de fonética. A partir desta análise concluímos que ainda não é dada grande importância para o ensino da ortografia, apesar de esta contribuir para o desenvolvimento da competência escrita. Com a análise dos dados e a discussão dos resultados, pretendemos oferecer suporte para o desenvolvimento de propostas para o ensino da ortografia em livros didáticos de PLE.
id UFC-7_815c0e5e51f28478edd0c793809a2b02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48815
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeiraPortuguês língua estrangeiraLivro didáticoSistema ortográficoA facilidade de comunicação através de e-mails e mensagens de texto, por exemplo, tornou a modalidade escrita da língua um dos principais meios de comunicação da atualidade. Apesar da aparente facilidade de comunicação, a modalidade escrita exige do usuário domínio das regras sintáticas, semânticas e ortográficas da língua. Segundo Martins (2008), a ortografia é uma convenção social cuja finalidade é ajudar na comunicação escrita do falante. O mesmo autor afirma que há diferentes critérios entre os sons e as letras que usamos, ou seja, a ortografia do português possui dificuldades regulares e irregulares. Cientes das dificuldades impostas pela ortografia, objetivamos neste trabalho analisar como as regras ortográficas são propostas em um livro didático (LD) de Português Língua Estrangeira (PLE). Por ser um suporte no processo de ensino/aprendizagem da língua, entendemos que o LD é importante para o aprendizado das regras ortográficas. O LD analisado é o Novo Avenida Brasil 1, no qual constatamos que não há uma parte dedicada à compreensão e à aplicação das regras ortográficas da língua. O livro apresenta atividades de escrita, através da elaboração de pequenos textos e de questões curtas que limitam a produção escrita dos alunos, a partir das quais o professor poderá ou não fazer correções ortográficas. Um ponto positivo é o uso de palavras-cruzadas que, para Chaves (2014), estimula a memória, melhora a ortografia e amplia o vocabulário do aluno. Concluímos que este livro não trabalha claramente as regras ortográficas, o que encontramos mais próximo do que seria a explicação dessas regras está na parte de fonética. A partir desta análise concluímos que ainda não é dada grande importância para o ensino da ortografia, apesar de esta contribuir para o desenvolvimento da competência escrita. Com a análise dos dados e a discussão dos resultados, pretendemos oferecer suporte para o desenvolvimento de propostas para o ensino da ortografia em livros didáticos de PLE.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:37:37Z2019-12-18T14:37:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Maria Erilan Costa; PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48815Silva, Maria Erilan CostaPlantin, Rosemeire Selma Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:25:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:46.111155Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
title O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
spellingShingle O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
Silva, Maria Erilan Costa
Português língua estrangeira
Livro didático
Sistema ortográfico
title_short O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
title_full O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
title_fullStr O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
title_full_unstemmed O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
title_sort O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira
author Silva, Maria Erilan Costa
author_facet Silva, Maria Erilan Costa
Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
author_role author
author2 Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Erilan Costa
Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira
Livro didático
Sistema ortográfico
topic Português língua estrangeira
Livro didático
Sistema ortográfico
description A facilidade de comunicação através de e-mails e mensagens de texto, por exemplo, tornou a modalidade escrita da língua um dos principais meios de comunicação da atualidade. Apesar da aparente facilidade de comunicação, a modalidade escrita exige do usuário domínio das regras sintáticas, semânticas e ortográficas da língua. Segundo Martins (2008), a ortografia é uma convenção social cuja finalidade é ajudar na comunicação escrita do falante. O mesmo autor afirma que há diferentes critérios entre os sons e as letras que usamos, ou seja, a ortografia do português possui dificuldades regulares e irregulares. Cientes das dificuldades impostas pela ortografia, objetivamos neste trabalho analisar como as regras ortográficas são propostas em um livro didático (LD) de Português Língua Estrangeira (PLE). Por ser um suporte no processo de ensino/aprendizagem da língua, entendemos que o LD é importante para o aprendizado das regras ortográficas. O LD analisado é o Novo Avenida Brasil 1, no qual constatamos que não há uma parte dedicada à compreensão e à aplicação das regras ortográficas da língua. O livro apresenta atividades de escrita, através da elaboração de pequenos textos e de questões curtas que limitam a produção escrita dos alunos, a partir das quais o professor poderá ou não fazer correções ortográficas. Um ponto positivo é o uso de palavras-cruzadas que, para Chaves (2014), estimula a memória, melhora a ortografia e amplia o vocabulário do aluno. Concluímos que este livro não trabalha claramente as regras ortográficas, o que encontramos mais próximo do que seria a explicação dessas regras está na parte de fonética. A partir desta análise concluímos que ainda não é dada grande importância para o ensino da ortografia, apesar de esta contribuir para o desenvolvimento da competência escrita. Com a análise dos dados e a discussão dos resultados, pretendemos oferecer suporte para o desenvolvimento de propostas para o ensino da ortografia em livros didáticos de PLE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T14:37:37Z
2019-12-18T14:37:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Erilan Costa; PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48815
identifier_str_mv SILVA, Maria Erilan Costa; PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028848969711616