Gênero e livro didático de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005 |
Resumo: | A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional. |
id |
UNICAMP-12_83c740ba561cc91f43f9e2a6e207203a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132005000100005 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e livro didático de língua estrangeiraimagenslivro didáticolíngua estrangeiraA partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132005000100005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Fernando Afonso depor2013-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132005000100005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:20.240547Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
title |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
spellingShingle |
Gênero e livro didático de língua estrangeira Almeida,Fernando Afonso de imagens livro didático língua estrangeira |
title_short |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
title_full |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
title_fullStr |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
title_sort |
Gênero e livro didático de língua estrangeira |
author |
Almeida,Fernando Afonso de |
author_facet |
Almeida,Fernando Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Fernando Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imagens livro didático língua estrangeira |
topic |
imagens livro didático língua estrangeira |
description |
A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132005000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524021039104 |