Gênero e livro didático de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Fernando Afonso de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005
Resumo: A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.
id UNICAMP-12_83c740ba561cc91f43f9e2a6e207203a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132005000100005
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e livro didático de língua estrangeiraimagenslivro didáticolíngua estrangeiraA partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132005000100005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Fernando Afonso depor2013-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132005000100005Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:20.240547Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e livro didático de língua estrangeira
title Gênero e livro didático de língua estrangeira
spellingShingle Gênero e livro didático de língua estrangeira
Almeida,Fernando Afonso de
imagens
livro didático
língua estrangeira
title_short Gênero e livro didático de língua estrangeira
title_full Gênero e livro didático de língua estrangeira
title_fullStr Gênero e livro didático de língua estrangeira
title_full_unstemmed Gênero e livro didático de língua estrangeira
title_sort Gênero e livro didático de língua estrangeira
author Almeida,Fernando Afonso de
author_facet Almeida,Fernando Afonso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Fernando Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv imagens
livro didático
língua estrangeira
topic imagens
livro didático
língua estrangeira
description A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132005000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132005000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.44 n.1 2005
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524021039104