Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582 |
Resumo: | O relato tem como objetivo descrever a experiência adquirida a partir da resolução de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, na área de matemática, projeto desenvolvido no Curso de Extensão Tecnodocência realizado no período 2016.1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala é uma nova necessidade do ensino, onde temos a possibilidade de fornecer aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo na área de Matemática. A experiência surgiu da realização de uma aula expositiva para alunos de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará com o auxílio das TDICs. A área ministrada foi Matemática, tendo como conteúdo principal Geometria Plana. Apresentou como base de estudo uma questão do ENEM no ano de 2012 e sua resolução contou com o auxílio de materiais digitais como a utilização de slides e do software “GeoGebra”. Inicialmente a questão foi apresentada com o uso do projetor, logo após foi realizada a leitura de forma a identificar os conhecimentos necessários para a melhor resolução, logo após os alunos foram apresentados a conceitos de Geometria com o intuito de explicar a forma como a área de figuras geométricas planas são calculadas. Uma vez que a explicação foi concluída, voltamos para a leitura final do problema e fomos ao uso do software “GeoGebra” para analisarmos por meio de gráficos o que a questão pedia, ao fim da análise foi possível chegar até o item correto. Os resultados obtidos foram trabalhados em fases distintas. Na primeira fase, é feita a leitura comentada do enunciado, visando melhorar a compreensão da questão. Na segunda fase, é visto que o impacto visual que as TDICs proporcionam é bastante proveitoso, pois torna mais fácil a visualização para o aluno. Com essa experiência foi possível aprender que a utilização das TDICs pode facilitar a compreensão, apesar de o professor reconhecer a pouca habilidade na utilização de tecnologia na docência, muito foi aprendido com a experiência. |
id |
UFC-7_81c5e67662ae46dcd78474e5bac2b189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56582 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secularTecnologia e educaçãoMatemática - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaO relato tem como objetivo descrever a experiência adquirida a partir da resolução de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, na área de matemática, projeto desenvolvido no Curso de Extensão Tecnodocência realizado no período 2016.1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala é uma nova necessidade do ensino, onde temos a possibilidade de fornecer aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo na área de Matemática. A experiência surgiu da realização de uma aula expositiva para alunos de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará com o auxílio das TDICs. A área ministrada foi Matemática, tendo como conteúdo principal Geometria Plana. Apresentou como base de estudo uma questão do ENEM no ano de 2012 e sua resolução contou com o auxílio de materiais digitais como a utilização de slides e do software “GeoGebra”. Inicialmente a questão foi apresentada com o uso do projetor, logo após foi realizada a leitura de forma a identificar os conhecimentos necessários para a melhor resolução, logo após os alunos foram apresentados a conceitos de Geometria com o intuito de explicar a forma como a área de figuras geométricas planas são calculadas. Uma vez que a explicação foi concluída, voltamos para a leitura final do problema e fomos ao uso do software “GeoGebra” para analisarmos por meio de gráficos o que a questão pedia, ao fim da análise foi possível chegar até o item correto. Os resultados obtidos foram trabalhados em fases distintas. Na primeira fase, é feita a leitura comentada do enunciado, visando melhorar a compreensão da questão. Na segunda fase, é visto que o impacto visual que as TDICs proporcionam é bastante proveitoso, pois torna mais fácil a visualização para o aluno. Com essa experiência foi possível aprender que a utilização das TDICs pode facilitar a compreensão, apesar de o professor reconhecer a pouca habilidade na utilização de tecnologia na docência, muito foi aprendido com a experiência.Universidade Federal do Ceará2021-02-18T11:15:39Z2021-02-18T11:15:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGADELHA, Fabricio Mendes; COSTA, Leonardo Henrique Torres da; SANTOS, Jorgiana Cavalcanti dos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582Gadelha, Fabrício MendesCosta, Leonardo Henrique Torres daSantos, Jorgiana Cavalcanti dosLima, Luciana deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:45:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56582Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:58.034025Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
title |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
spellingShingle |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular Gadelha, Fabrício Mendes Tecnologia e educação Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia |
title_short |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
title_full |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
title_fullStr |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
title_full_unstemmed |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
title_sort |
Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular |
author |
Gadelha, Fabrício Mendes |
author_facet |
Gadelha, Fabrício Mendes Costa, Leonardo Henrique Torres da Santos, Jorgiana Cavalcanti dos Lima, Luciana de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Leonardo Henrique Torres da Santos, Jorgiana Cavalcanti dos Lima, Luciana de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadelha, Fabrício Mendes Costa, Leonardo Henrique Torres da Santos, Jorgiana Cavalcanti dos Lima, Luciana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia e educação Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia |
topic |
Tecnologia e educação Matemática - Estudo e ensino Ensino - Metodologia |
description |
O relato tem como objetivo descrever a experiência adquirida a partir da resolução de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, na área de matemática, projeto desenvolvido no Curso de Extensão Tecnodocência realizado no período 2016.1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala é uma nova necessidade do ensino, onde temos a possibilidade de fornecer aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo na área de Matemática. A experiência surgiu da realização de uma aula expositiva para alunos de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará com o auxílio das TDICs. A área ministrada foi Matemática, tendo como conteúdo principal Geometria Plana. Apresentou como base de estudo uma questão do ENEM no ano de 2012 e sua resolução contou com o auxílio de materiais digitais como a utilização de slides e do software “GeoGebra”. Inicialmente a questão foi apresentada com o uso do projetor, logo após foi realizada a leitura de forma a identificar os conhecimentos necessários para a melhor resolução, logo após os alunos foram apresentados a conceitos de Geometria com o intuito de explicar a forma como a área de figuras geométricas planas são calculadas. Uma vez que a explicação foi concluída, voltamos para a leitura final do problema e fomos ao uso do software “GeoGebra” para analisarmos por meio de gráficos o que a questão pedia, ao fim da análise foi possível chegar até o item correto. Os resultados obtidos foram trabalhados em fases distintas. Na primeira fase, é feita a leitura comentada do enunciado, visando melhorar a compreensão da questão. Na segunda fase, é visto que o impacto visual que as TDICs proporcionam é bastante proveitoso, pois torna mais fácil a visualização para o aluno. Com essa experiência foi possível aprender que a utilização das TDICs pode facilitar a compreensão, apesar de o professor reconhecer a pouca habilidade na utilização de tecnologia na docência, muito foi aprendido com a experiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-02-18T11:15:39Z 2021-02-18T11:15:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GADELHA, Fabricio Mendes; COSTA, Leonardo Henrique Torres da; SANTOS, Jorgiana Cavalcanti dos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582 |
identifier_str_mv |
GADELHA, Fabricio Mendes; COSTA, Leonardo Henrique Torres da; SANTOS, Jorgiana Cavalcanti dos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência na matemática: atualizando uma aula secular. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028911092596736 |