O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil. |
id |
UFC-7_81cb7c67cf550cc2055ed5b071d5af0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63535 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticosEnsino de BiologiaAnálise de livrosCurrículoO objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.Revista da SBEnBio2022-01-17T17:21:02Z2022-01-17T17:21:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535Rodrigues, JayronMiranda, Raquel SalesLima, Arthur Souza deFeitosa, Raphael AlvesLeite, Raquel Crosara Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:31:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:16.786803Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
title |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
spellingShingle |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos Rodrigues, Jayron Ensino de Biologia Análise de livros Currículo |
title_short |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
title_full |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
title_fullStr |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
title_sort |
O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos |
author |
Rodrigues, Jayron |
author_facet |
Rodrigues, Jayron Miranda, Raquel Sales Lima, Arthur Souza de Feitosa, Raphael Alves Leite, Raquel Crosara Maia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Raquel Sales Lima, Arthur Souza de Feitosa, Raphael Alves Leite, Raquel Crosara Maia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jayron Miranda, Raquel Sales Lima, Arthur Souza de Feitosa, Raphael Alves Leite, Raquel Crosara Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Análise de livros Currículo |
topic |
Ensino de Biologia Análise de livros Currículo |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2022-01-17T17:21:02Z 2022-01-17T17:21:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista da SBEnBio |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista da SBEnBio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746549002241 |