O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jayron
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Raquel Sales, Lima, Arthur Souza de, Feitosa, Raphael Alves, Leite, Raquel Crosara Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.
id UFC-7_81cb7c67cf550cc2055ed5b071d5af0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63535
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticosEnsino de BiologiaAnálise de livrosCurrículoO objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.Revista da SBEnBio2022-01-17T17:21:02Z2022-01-17T17:21:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535Rodrigues, JayronMiranda, Raquel SalesLima, Arthur Souza deFeitosa, Raphael AlvesLeite, Raquel Crosara Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:31:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:16.786803Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
title O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
spellingShingle O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
Rodrigues, Jayron
Ensino de Biologia
Análise de livros
Currículo
title_short O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
title_full O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
title_fullStr O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
title_full_unstemmed O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
title_sort O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
author Rodrigues, Jayron
author_facet Rodrigues, Jayron
Miranda, Raquel Sales
Lima, Arthur Souza de
Feitosa, Raphael Alves
Leite, Raquel Crosara Maia
author_role author
author2 Miranda, Raquel Sales
Lima, Arthur Souza de
Feitosa, Raphael Alves
Leite, Raquel Crosara Maia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jayron
Miranda, Raquel Sales
Lima, Arthur Souza de
Feitosa, Raphael Alves
Leite, Raquel Crosara Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Análise de livros
Currículo
topic Ensino de Biologia
Análise de livros
Currículo
description O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2022-01-17T17:21:02Z
2022-01-17T17:21:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
identifier_str_mv RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da SBEnBio
publisher.none.fl_str_mv Revista da SBEnBio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028746549002241