Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luane Macedo de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Revila Bianca Nunes, Guerreiro, Fernanda Maria Calado, Lima, Iane Rebeca Diniz, Branco, Lais Tajra de Castello, Gondim, Delane Viana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679
Resumo: O método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva.
id UFC-7_823588e9325f09da0f76fe5ea2f4ae6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42679
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.AnatomiaBody paintingEnsinoO método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva.Universidade Federal do Ceará2019-06-14T18:58:22Z2019-06-14T18:58:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679Sousa, Luane Macedo deOliveira, Revila Bianca NunesGuerreiro, Fernanda Maria CaladoLima, Iane Rebeca DinizBranco, Lais Tajra de CastelloGondim, Delane Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:50:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42679Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:40.366302Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
title Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
spellingShingle Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
Sousa, Luane Macedo de
Anatomia
Body painting
Ensino
title_short Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
title_full Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
title_fullStr Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
title_full_unstemmed Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
title_sort Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
author Sousa, Luane Macedo de
author_facet Sousa, Luane Macedo de
Oliveira, Revila Bianca Nunes
Guerreiro, Fernanda Maria Calado
Lima, Iane Rebeca Diniz
Branco, Lais Tajra de Castello
Gondim, Delane Viana
author_role author
author2 Oliveira, Revila Bianca Nunes
Guerreiro, Fernanda Maria Calado
Lima, Iane Rebeca Diniz
Branco, Lais Tajra de Castello
Gondim, Delane Viana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luane Macedo de
Oliveira, Revila Bianca Nunes
Guerreiro, Fernanda Maria Calado
Lima, Iane Rebeca Diniz
Branco, Lais Tajra de Castello
Gondim, Delane Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Body painting
Ensino
topic Anatomia
Body painting
Ensino
description O método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-14T18:58:22Z
2019-06-14T18:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679
identifier_str_mv SOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028974656225280