Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679 |
Resumo: | O método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva. |
id |
UFC-7_823588e9325f09da0f76fe5ea2f4ae6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42679 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência.AnatomiaBody paintingEnsinoO método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva.Universidade Federal do Ceará2019-06-14T18:58:22Z2019-06-14T18:58:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679Sousa, Luane Macedo deOliveira, Revila Bianca NunesGuerreiro, Fernanda Maria CaladoLima, Iane Rebeca DinizBranco, Lais Tajra de CastelloGondim, Delane Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:50:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42679Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:40.366302Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
title |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
spellingShingle |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Sousa, Luane Macedo de Anatomia Body painting Ensino |
title_short |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
title_full |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
title_fullStr |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
title_full_unstemmed |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
title_sort |
Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. |
author |
Sousa, Luane Macedo de |
author_facet |
Sousa, Luane Macedo de Oliveira, Revila Bianca Nunes Guerreiro, Fernanda Maria Calado Lima, Iane Rebeca Diniz Branco, Lais Tajra de Castello Gondim, Delane Viana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Revila Bianca Nunes Guerreiro, Fernanda Maria Calado Lima, Iane Rebeca Diniz Branco, Lais Tajra de Castello Gondim, Delane Viana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luane Macedo de Oliveira, Revila Bianca Nunes Guerreiro, Fernanda Maria Calado Lima, Iane Rebeca Diniz Branco, Lais Tajra de Castello Gondim, Delane Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Body painting Ensino |
topic |
Anatomia Body painting Ensino |
description |
O método de aprendizagem através dos cadáveres é o principal e as vezes único meio de aprendizado dos alunos. Estes a todo momento encontram muitas dificuldades devido a má conservação e/ou escassez das peças anatômicas dissecadas. Por isto, recentemente, o ensino da anatomia humana tem lançado mão de técnicas de body painting como uma nova ferramenta para mudar essa perspectiva, facilitando a aprendizagem e cativando os estudantes. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos alunos do 2º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará diante da prática de body painting em atividade da disciplina de anatomia bucofacial. Os estudantes realizaram a atividade durante toda a manhã e utilizaram materiais. Lápis para uso sobre a pele, tintas guache e pinceis de diversos tamanhos foram utilizados para realizar a prática. A atividade exigia conhecimento prévio sobre as estruturas anatômica, sua localização através da superfície corporal, técnicas palpatórias e entendimento da direção de fibras musculares, mas a maior dificuldade percebida na realização da atividade seria em razão de terem pouca ou nenhuma experiência com pinturas tão elaboradas. Desde a realização, que os permitiu sair de uma posição passiva para contribuir à aprendizagem ao mesmo tempo em que se divertiam, até o resultado final, que demonstrou forte apelo visual através das cores fortes e projeções de contrações musculares, a aceitação da atividade como um utensílio de aprendizado inovador e lúdico foi extremamente positiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-14T18:58:22Z 2019-06-14T18:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Luane Macedo de et al. Body painting auxilando o processo de ensino-aprendizagem em anatomia bucofacial: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028974656225280 |