Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Câmara, Samuel Façanha, Rodrigues, Maxweel Veras, Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866
Resumo: Conhecer o mecanismo de avaliação de empresas é um requisito indispensável para as empresas e um dos aspectos mais importantes nestes mecanismos, é o processo de geração de valor por meio de direcionadores. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar, mensurar o grau de importância e agrupar por meio das comunalidades as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas cearenses de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação, totalizando em 156 observações válidas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, uma combinação de direcionadores financeiros e nãofinanceiros, faz-se necessária para explicar o potencial dessa agregação de valor. Com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.
id UFC-7_82d46a120e7bcfe51bb85ee24ad2a40e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13866
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do CearáDirecionadores de valorValor de empresaValuationConhecer o mecanismo de avaliação de empresas é um requisito indispensável para as empresas e um dos aspectos mais importantes nestes mecanismos, é o processo de geração de valor por meio de direcionadores. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar, mensurar o grau de importância e agrupar por meio das comunalidades as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas cearenses de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação, totalizando em 156 observações válidas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, uma combinação de direcionadores financeiros e nãofinanceiros, faz-se necessária para explicar o potencial dessa agregação de valor. Com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO2015-10-29T16:59:50Z2015-10-29T16:59:50Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866Guimarães Júnior, Francisco Roberto FariasCâmara, Samuel FaçanhaRodrigues, Maxweel VerasGuimarães, Luciana Gondim de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:55:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13866Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:35.771934Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
title Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
spellingShingle Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Direcionadores de valor
Valor de empresa
Valuation
title_short Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
title_full Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
title_fullStr Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
title_full_unstemmed Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
title_sort Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará
author Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
author_facet Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
author_role author
author2 Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Direcionadores de valor
Valor de empresa
Valuation
topic Direcionadores de valor
Valor de empresa
Valuation
description Conhecer o mecanismo de avaliação de empresas é um requisito indispensável para as empresas e um dos aspectos mais importantes nestes mecanismos, é o processo de geração de valor por meio de direcionadores. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar, mensurar o grau de importância e agrupar por meio das comunalidades as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas cearenses de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado, com objetivo exploratório. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação, totalizando em 156 observações válidas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise fatorial. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, uma combinação de direcionadores financeiros e nãofinanceiros, faz-se necessária para explicar o potencial dessa agregação de valor. Com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-10-29T16:59:50Z
2015-10-29T16:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866
identifier_str_mv GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Identificando e medindo o grau de importância dos direcionadores de valor: um estudo de caso nas pequenas e médias empresas de software no estado do Ceará. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028798892867584