Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861 |
Resumo: | A gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia. |
id |
UFC-7_36df0770e4f839b7b3f144fb12130691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/13861 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valorDirecionadores de valorGeração de valorEstratégiaValuationA gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO2015-10-28T16:38:58Z2015-10-28T16:38:58Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861Guimarães Júnior, Francisco Roberto FariasCâmara, Samuel FaçanhaRodrigues, Maxweel VerasGuimarães, Luciana Gondim de AlmeidaRocha, Carlos Artur Sobreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:57:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:24.212253Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
title |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
spellingShingle |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias Direcionadores de valor Geração de valor Estratégia Valuation |
title_short |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
title_full |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
title_fullStr |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
title_full_unstemmed |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
title_sort |
Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor |
author |
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias |
author_facet |
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias Câmara, Samuel Façanha Rodrigues, Maxweel Veras Guimarães, Luciana Gondim de Almeida Rocha, Carlos Artur Sobreira |
author_role |
author |
author2 |
Câmara, Samuel Façanha Rodrigues, Maxweel Veras Guimarães, Luciana Gondim de Almeida Rocha, Carlos Artur Sobreira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias Câmara, Samuel Façanha Rodrigues, Maxweel Veras Guimarães, Luciana Gondim de Almeida Rocha, Carlos Artur Sobreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direcionadores de valor Geração de valor Estratégia Valuation |
topic |
Direcionadores de valor Geração de valor Estratégia Valuation |
description |
A gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-10-28T16:38:58Z 2015-10-28T16:38:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028825467977728 |