Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Câmara, Samuel Façanha, Rodrigues, Maxweel Veras, Guimarães, Luciana Gondim de Almeida, Rocha, Carlos Artur Sobreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861
Resumo: A gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.
id UFC-7_36df0770e4f839b7b3f144fb12130691
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13861
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valorDirecionadores de valorGeração de valorEstratégiaValuationA gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO2015-10-28T16:38:58Z2015-10-28T16:38:58Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861Guimarães Júnior, Francisco Roberto FariasCâmara, Samuel FaçanhaRodrigues, Maxweel VerasGuimarães, Luciana Gondim de AlmeidaRocha, Carlos Artur Sobreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:57:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:24.212253Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
title Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
spellingShingle Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Direcionadores de valor
Geração de valor
Estratégia
Valuation
title_short Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
title_full Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
title_fullStr Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
title_full_unstemmed Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
title_sort Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor
author Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
author_facet Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Rocha, Carlos Artur Sobreira
author_role author
author2 Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Rocha, Carlos Artur Sobreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Júnior, Francisco Roberto Farias
Câmara, Samuel Façanha
Rodrigues, Maxweel Veras
Guimarães, Luciana Gondim de Almeida
Rocha, Carlos Artur Sobreira
dc.subject.por.fl_str_mv Direcionadores de valor
Geração de valor
Estratégia
Valuation
topic Direcionadores de valor
Geração de valor
Estratégia
Valuation
description A gestão baseada em valor (GBV) representa um dos principais tópicos de estudo na área de estratégia empresarial. A repercussão da GBV nos meios acadêmico e empresarial advém do fato de que as empresas perceberam que é possível criar instruumentos de gestão capazes de monitorar o desempenho financeiro dos negócios sob a ótica do objetivo de maximização da riqueza dos acionistas. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e agrupar em macro-direcionadores as variáveis que impulsionam e adicionam valor às empresas de software. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica e survey, por meio de um questionário semi-estruturado. O universo desta pesquisa foram gestores das empresas de software e especialistas da área de Tecnologia da Informação. Dentre os resultados do estudo, os respondentes atribuíram alta relação positiva com a geração de valor aos direcionadores não-financeiros e, com relação aos fatores extraídos, estes sintetizam dois grandes grupos de direcionadores de valor: Governança Corporativa e Gestão de Pessoas, indicando que a criação de valor é conseqüência das políticas da companhia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-10-28T16:38:58Z
2015-10-28T16:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861
identifier_str_mv GUIMARÃES JÚNIOR, F. R. F. et al. Estratégia de criação de valor por meio de direcionadores de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
publisher.none.fl_str_mv ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028825467977728