A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28489
Resumo: MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de. A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia. 2017. 136f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_82ec9932f9a66e458a12ca9ff1b53e2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28489
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de CaucaiaAntropologia da EducaçãoEnsino MédioEnsino de SociologiaAnthropologie de l'éducationEnseignement secondaireEnseignement de la sociologieMEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de. A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia. 2017. 136f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.Durante o período de cinco meses exerci a tentativa de me iniciar na carreira de antropólogo através da observação de aulas da disciplina Sociologia em duas turmas da 1ª série do ensino médio. Esta ocasião me forneceu os dados para a elaboração das principais questões analisadas neste trabalho: as práticas na disciplina Sociologia de professores temporários licenciados em outras áreas, e as atividades e metodologias utilizadas no contexto atual de desenvolvimento da disciplina. Poucas escolas de Caucaia possuem em seu quadro docentes estatutários específicos da disciplina de Sociologia. Provavelmente em função disto, as práticas pedagógicas observadas não desenvolviam o que está proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino de Sociologia. Em geral, apesar do esforço que os professores observados fazem para conseguirem a atenção dos alunos, suas ações pedagógicas apontam para uma desconexão entre o que é estudado em sala e o que é experimentado pelos alunos adolescentes, em seu cotidiano. O material empírico foi analisado e interpretado à luz da incipiente literatura sobre o tema no Brasil e à luz dos estudos de Pierre Bourdieu.Au cours de la période de cinq mois, j'ai essayé de commencer ma carrière en tant qu'anthropologue en observant des cours de sociologie dans deux classes de première année de lycée. Cette occasion m'a fourni les données pour l'élaboration des principales questions analysées dans ce travail: les pratiques dans la discipline de sociologie des enseignants temporaires sous licence dans d'autres domaines, et les activités et méthodologies utilisées dans le contexte actuel du développement de la discipline. Peu d'écoles à Caucaia ont des professeurs statutaires spécifiques en sociologie. Probablement à cause de cela, les pratiques pédagogiques observées n'ont pas développé ce qui est proposé dans les Directives curriculaires pour l'enseignement de la sociologie. En général, malgré les efforts des enseignants observés pour attirer l'attention des étudiants, leurs actions pédagogiques indiquent une déconnexion entre ce qui est étudié en classe et ce que vivent les étudiants adolescents dans leur vie quotidienne. Le matériel empirique a été analysé et interprété à la lumière de la littérature naissante sur le sujet au Brésil et à la lumière des études de Pierre Bourdieu.Beserra, Bernadete de Lourdes RamosMedeiros, Isaac Nazareno Paiva de2017-12-14T13:46:15Z2017-12-14T13:46:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMedeiros, I. N. P.; Beserra, B. L. R. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28489porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T13:03:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28489Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:19.008706Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
title A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
spellingShingle A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Antropologia da Educação
Ensino Médio
Ensino de Sociologia
Anthropologie de l'éducation
Enseignement secondaire
Enseignement de la sociologie
title_short A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
title_full A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
title_fullStr A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
title_full_unstemmed A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
title_sort A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia
author Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
author_facet Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da Educação
Ensino Médio
Ensino de Sociologia
Anthropologie de l'éducation
Enseignement secondaire
Enseignement de la sociologie
topic Antropologia da Educação
Ensino Médio
Ensino de Sociologia
Anthropologie de l'éducation
Enseignement secondaire
Enseignement de la sociologie
description MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de. A sociologia do ensino médio no Ceará: as práticas pedagógicas de professores temporários da Rede Pública no Município de Caucaia. 2017. 136f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T13:46:15Z
2017-12-14T13:46:15Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Medeiros, I. N. P.; Beserra, B. L. R. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28489
identifier_str_mv Medeiros, I. N. P.; Beserra, B. L. R. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028984989941760