Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Godoy, Ariane Rodrigues Gomes Leite, Mendes, Patrícia Aparecida Pogianelo, Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279
Resumo: FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; GODOY, Ariane Rodrigues Gomes Leite; MENDES, Patrícia Aparecida Pogianelo; TOCANTINS, Andreia Cristina Teixeira. Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 195-208, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
id UFC-7_8324c2667bbd8dd6f1325165cdedb4d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21279
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leituraUnderstanding story in comics through a reading protocol: a transversal analysis of reading strategiesHistória em quadrinhosAnálise transversalEstratégias de leituraFERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; GODOY, Ariane Rodrigues Gomes Leite; MENDES, Patrícia Aparecida Pogianelo; TOCANTINS, Andreia Cristina Teixeira. Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 195-208, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.The aim of this paper is to present the results of a transversal survey that analyzes reading strategies mobilized among students from 1st to 5th grade of Elementary School, from tasks that involve reading of units smaller than the text and texts of different genres, including Comics, which is the focus of this work. The complexity involved in the act of reading and the social responsibility of the school as a trai - ning instance of readers are some of the points considered in this analysis, which seeks to understand, through specific tasks, the cognitive path of children before situations in which they need to reflect on the genre in use. Aware of the contributions from this reflection, we bring theoretical and methodological aspects that supported the development and implementation of the reading protocol, analyzing the answers based on an interactionist perspective of language. To think about the relation between extralinguistic knowledge and metalinguistic knowledge provided an opportunity to reflect on how children understand the genre Story in Comics as a reading which is done in moments of playfulness with colleagues and schooling situations. They are different appropriations we consider as forms of dealing with genre socially, and we call social knowledge. As it refers to a genre whose reading of the implicit aspects enriches the reader education, we argue that school offers situations in which children can reflect on the cognitive process involved in the interpretation of that genre, as well as on the reading enjoyment.O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa transversal que analisa estratégias de leitura mobilizadas por estudantes do 1.º ao 5.º ano, a partir de tarefas que envolvem a leitura de unidades menores que o texto e de textos de diferentes gêneros, dentre eles a história em quadrinhos (HQ), que é o foco deste trabalho. A complexidade que envolve o ato de ler e a responsabilidade social da escola como instância formadora de leitores são alguns dos pontos considerados nesta análise, que busca compreender, por meio de tarefas específicas, o percurso cognitivo das crianças diante de situações nas quais precisam refletir sobre o gênero em questão. Atentos às contribuições advindas dessa reflexão, trazemos aspectos teóricos e metodológicos que sustentaram a elaboração e a aplicação do protocolo de leitura, analisando as respostas com base em uma perspectiva interacionista de linguagem. Pensar na relação entre conhecimento extralinguístico e metalinguístico oportunizou reflexões sobre como as crianças entendem o gênero HQ como leitura realizada em momentos de ludicidade junto a colegas e em situações escolarizadas. Trata-se de diferentes apropriações consideradas neste texto como formas de lidar socialmente com o gênero, constituindo o que chamamos de conhecimento social. Como se refere a um gênero cuja leitura de implícitos enriquece a formação do leitor, defende-se que a escola oportunize situações nas quais as crianças possam refletir sobre o processo cognitivo implicado na interpretação desse gênero e acerca da leitura por fruição.Revista Educação em Debate2016-12-13T17:50:49Z2016-12-13T17:50:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFerreira, R. V. J.; Godoy, A. R. G. L.; Mendes, P. A. P.; Tocantins, A. C. T. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279Ferreira, Rosângela Veiga JúlioGodoy, Ariane Rodrigues Gomes LeiteMendes, Patrícia Aparecida PogianeloTocantins, Andreia Cristina Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21279Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:14.478193Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
Understanding story in comics through a reading protocol: a transversal analysis of reading strategies
title Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
spellingShingle Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
História em quadrinhos
Análise transversal
Estratégias de leitura
title_short Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
title_full Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
title_fullStr Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
title_full_unstemmed Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
title_sort Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura
author Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
author_facet Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Godoy, Ariane Rodrigues Gomes Leite
Mendes, Patrícia Aparecida Pogianelo
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
author_role author
author2 Godoy, Ariane Rodrigues Gomes Leite
Mendes, Patrícia Aparecida Pogianelo
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Godoy, Ariane Rodrigues Gomes Leite
Mendes, Patrícia Aparecida Pogianelo
Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos
Análise transversal
Estratégias de leitura
topic História em quadrinhos
Análise transversal
Estratégias de leitura
description FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; GODOY, Ariane Rodrigues Gomes Leite; MENDES, Patrícia Aparecida Pogianelo; TOCANTINS, Andreia Cristina Teixeira. Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura: uma análise transversal de estratégias de leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 195-208, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T17:50:49Z
2016-12-13T17:50:49Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, R. V. J.; Godoy, A. R. G. L.; Mendes, P. A. P.; Tocantins, A. C. T. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279
identifier_str_mv Ferreira, R. V. J.; Godoy, A. R. G. L.; Mendes, P. A. P.; Tocantins, A. C. T. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028965242109952