Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108061 |
Resumo: | Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa. |
id |
UFRGS-2_f937647f3b8d296ca68f9ec4742aa2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108061 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorneles, Thaiane UnferFischer, Rosa Maria Bueno2014-12-11T02:16:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/108061000945870Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa.application/pdfporEducação infantilHistória em quadrinhosCriançaLeituraEstratégiaHistórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945870.pdf000945870.pdfTexto completoapplication/pdf244934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/1/000945870.pdf9ddf6c569823fb025e9e8d06cd34d9daMD51TEXT000945870.pdf.txt000945870.pdf.txtExtracted Texttext/plain24730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/2/000945870.pdf.txtf6561c8ff6033585e597e4df42967ff7MD52THUMBNAIL000945870.pdf.jpg000945870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/3/000945870.pdf.jpg435a98b37cf9890a9b37656529cfecf9MD5310183/1080612018-10-22 08:41:35.397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:41:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
title |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? Dorneles, Thaiane Unfer Educação infantil História em quadrinhos Criança Leitura Estratégia |
title_short |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
title_full |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
title_sort |
Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será? |
author |
Dorneles, Thaiane Unfer |
author_facet |
Dorneles, Thaiane Unfer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Thaiane Unfer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil História em quadrinhos Criança Leitura Estratégia |
topic |
Educação infantil História em quadrinhos Criança Leitura Estratégia |
description |
Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-11T02:16:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108061 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108061 |
identifier_str_mv |
000945870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/1/000945870.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/2/000945870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/3/000945870.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ddf6c569823fb025e9e8d06cd34d9da f6561c8ff6033585e597e4df42967ff7 435a98b37cf9890a9b37656529cfecf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475865251840 |