Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Thaiane Unfer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108061
Resumo: Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa.
id UFRGS-2_f937647f3b8d296ca68f9ec4742aa2e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108061
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Thaiane UnferFischer, Rosa Maria Bueno2014-12-11T02:16:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/108061000945870Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa.application/pdfporEducação infantilHistória em quadrinhosCriançaLeituraEstratégiaHistórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945870.pdf000945870.pdfTexto completoapplication/pdf244934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/1/000945870.pdf9ddf6c569823fb025e9e8d06cd34d9daMD51TEXT000945870.pdf.txt000945870.pdf.txtExtracted Texttext/plain24730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/2/000945870.pdf.txtf6561c8ff6033585e597e4df42967ff7MD52THUMBNAIL000945870.pdf.jpg000945870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/3/000945870.pdf.jpg435a98b37cf9890a9b37656529cfecf9MD5310183/1080612018-10-22 08:41:35.397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:41:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
title Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
spellingShingle Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
Dorneles, Thaiane Unfer
Educação infantil
História em quadrinhos
Criança
Leitura
Estratégia
title_short Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
title_full Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
title_fullStr Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
title_sort Histórias em quadrinhos para crianças pequenas, será?
author Dorneles, Thaiane Unfer
author_facet Dorneles, Thaiane Unfer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Thaiane Unfer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
contributor_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
História em quadrinhos
Criança
Leitura
Estratégia
topic Educação infantil
História em quadrinhos
Criança
Leitura
Estratégia
description Neste estudo, busquei verificar como crianças pequenas elaboram estratégias de leitura imagética de histórias em quadrinhos. Esta pesquisa surgiu devido a uma insatisfação minha, recorrente no planejamento de situações de leitura com crianças pequenas; a questão era sempre de que forma seria possível promover momentos de leitura sem que precisasse ser eu a leitora de toda a turma. Utilizei como metodologia principal de coleta de dados o estudo de caso, realizando seis encontros quinzenais com uma turma de maternal, de uma escola de educação infantil particular da região metropolitana de Porto Alegre. Em cada um desses encontros eu levava uma história em quadrinhos (HQ) para a discussão e exploração com os alunos. Todos os encontros foram gravados, para posterior análise detalhada das estratégias de leitura elaboradas pelas crianças, diante das imagens das histórias em quadrinhos. Para entender melhor essas estratégias, usei como aporte teórico os autores: Kenneth S. Goodman, Roger Chartier e Rosa Maria Bueno Fischer. As análises realizadas levam a concluir que crianças pequenas já conseguem elaborar estratégias para a leitura imagética, mesmo sem conhecer o gênero específico das histórias em quadrinhos; além disso, com tais estratégias, elas conseguem narrar uma história coesa, com início, meio e fim, usando as imagens como elemento central da narrativa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-11T02:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108061
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945870
url http://hdl.handle.net/10183/108061
identifier_str_mv 000945870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/1/000945870.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/2/000945870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108061/3/000945870.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ddf6c569823fb025e9e8d06cd34d9da
f6561c8ff6033585e597e4df42967ff7
435a98b37cf9890a9b37656529cfecf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475865251840