Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viero, Tanise
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67896
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.
id UFRGS-2_4b8166ac72f5646ae27dd4121def63eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viero, TaniseDalla Zen, Maria Isabel Habckost2013-03-21T01:43:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/67896000873863Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.application/pdfporLeituraHistória em quadrinhosCriançaAlfabetizaçãoLeitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873863.pdf000873863.pdfTexto completoapplication/pdf7198705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/1/000873863.pdfcbcfa0cd81b5019f0936ed1167efa671MD51TEXT000873863.pdf.txt000873863.pdf.txtExtracted Texttext/plain89616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/2/000873863.pdf.txt38e259b3d399d8fc0dc4f4793097b964MD52THUMBNAIL000873863.pdf.jpg000873863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/3/000873863.pdf.jpg7443f021acffee83a5a78569614e2c07MD5310183/678962018-10-15 07:52:51.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
title Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
spellingShingle Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
Viero, Tanise
Leitura
História em quadrinhos
Criança
Alfabetização
title_short Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
title_full Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
title_fullStr Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
title_full_unstemmed Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
title_sort Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
author Viero, Tanise
author_facet Viero, Tanise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viero, Tanise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
História em quadrinhos
Criança
Alfabetização
topic Leitura
História em quadrinhos
Criança
Alfabetização
description Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873863
url http://hdl.handle.net/10183/67896
identifier_str_mv 000873863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/1/000873863.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/2/000873863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/3/000873863.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbcfa0cd81b5019f0936ed1167efa671
38e259b3d399d8fc0dc4f4793097b964
7443f021acffee83a5a78569614e2c07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486763052728320