Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67896 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam. |
id |
UFRGS-2_4b8166ac72f5646ae27dd4121def63eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67896 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viero, TaniseDalla Zen, Maria Isabel Habckost2013-03-21T01:43:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/67896000873863Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam.application/pdfporLeituraHistória em quadrinhosCriançaAlfabetizaçãoLeitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873863.pdf000873863.pdfTexto completoapplication/pdf7198705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/1/000873863.pdfcbcfa0cd81b5019f0936ed1167efa671MD51TEXT000873863.pdf.txt000873863.pdf.txtExtracted Texttext/plain89616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/2/000873863.pdf.txt38e259b3d399d8fc0dc4f4793097b964MD52THUMBNAIL000873863.pdf.jpg000873863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/3/000873863.pdf.jpg7443f021acffee83a5a78569614e2c07MD5310183/678962018-10-15 07:52:51.203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
title |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
spellingShingle |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização Viero, Tanise Leitura História em quadrinhos Criança Alfabetização |
title_short |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
title_full |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
title_fullStr |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
title_sort |
Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização |
author |
Viero, Tanise |
author_facet |
Viero, Tanise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viero, Tanise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura História em quadrinhos Criança Alfabetização |
topic |
Leitura História em quadrinhos Criança Alfabetização |
description |
Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67896 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873863 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67896 |
identifier_str_mv |
000873863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/1/000873863.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/2/000873863.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67896/3/000873863.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbcfa0cd81b5019f0936ed1167efa671 38e259b3d399d8fc0dc4f4793097b964 7443f021acffee83a5a78569614e2c07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486763052728320 |