Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Neto, Judas Tadeu de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Diana Costa Fortier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54204
Resumo: This article sets out to investigate and clarify the role of in-classroom translation tasks as per the perceptions of English teachers at a bilingual school in Fortaleza/CE. Some commentary is made on translation and on how it associates with language teaching via literature review. Data collection was carried out by means of a questionnaire answered by the teachers, encompassing their perspectives on translation as a teaching facilitator as well as their in-classroom practices, in order to verify potential benefits and impairments, as well as where those teachers stand on the use of translation tasks for bilingual and multilingual individuals. Upon assessing the information obtained from the participants, we have been able to ascertain a generalized rejection of in-classroom translation, although allowances were made with regard to the relevance of translation to comprehending and assimilating different languages and cultures.
id UFC-7_841a57e6024297c7467be76e48b3b82d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54204
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CEEscola BilíngueTarefas de traduçãoPercepçõesThis article sets out to investigate and clarify the role of in-classroom translation tasks as per the perceptions of English teachers at a bilingual school in Fortaleza/CE. Some commentary is made on translation and on how it associates with language teaching via literature review. Data collection was carried out by means of a questionnaire answered by the teachers, encompassing their perspectives on translation as a teaching facilitator as well as their in-classroom practices, in order to verify potential benefits and impairments, as well as where those teachers stand on the use of translation tasks for bilingual and multilingual individuals. Upon assessing the information obtained from the participants, we have been able to ascertain a generalized rejection of in-classroom translation, although allowances were made with regard to the relevance of translation to comprehending and assimilating different languages and cultures.Este artigo se dispõe a investigar e esclarecer o papel de tarefas de tradução na sala de aula segundo as percepções de professores de Língua Inglesa (LI) de uma escola bilíngue em Fortaleza/CE. Tecemos nossas considerações a respeito da tradução e como esta se relaciona com o ensino de idiomas através da revisão de literatura pertinente ao tema. Apesar do grande sigilo exigido pelas escolas em relação à metodologia por elas empregada, os dados foram coletados através de questionários respondidos pelos professores da escola, contemplando suas percepções a respeito da tradução enquanto recurso didático, bem como as práticas realizadas em sala de aula, a fim de verificar que benefícios e malefícios da tradução são identificados pelos participantes, e também suas posições a respeito da importância de tarefas de tradução para a aprendizagem do idioma por indivíduos bilíngues ou multilíngues. Mediante a análise das informações obtidas através dos participantes, foi possível verificar que há um sentimento geral de rejeição ao uso da tradução em sala de aula, apesar de serem feitas ressalvas quanto à sua relevância para a compreensão e assimilação de outras línguas e culturas.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-22T18:15:29Z2020-09-22T18:15:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAZEVEDO NETO, Judas Tadeu de; SILVA, Diana Costa Fortier. Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 43-57, jan. 2019.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54204Azevedo Neto, Judas Tadeu deSilva, Diana Costa Fortierinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:22:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54204Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:17.202875Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
title Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
spellingShingle Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
Azevedo Neto, Judas Tadeu de
Escola Bilíngue
Tarefas de tradução
Percepções
title_short Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
title_full Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
title_fullStr Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
title_full_unstemmed Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
title_sort Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE
author Azevedo Neto, Judas Tadeu de
author_facet Azevedo Neto, Judas Tadeu de
Silva, Diana Costa Fortier
author_role author
author2 Silva, Diana Costa Fortier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Neto, Judas Tadeu de
Silva, Diana Costa Fortier
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Bilíngue
Tarefas de tradução
Percepções
topic Escola Bilíngue
Tarefas de tradução
Percepções
description This article sets out to investigate and clarify the role of in-classroom translation tasks as per the perceptions of English teachers at a bilingual school in Fortaleza/CE. Some commentary is made on translation and on how it associates with language teaching via literature review. Data collection was carried out by means of a questionnaire answered by the teachers, encompassing their perspectives on translation as a teaching facilitator as well as their in-classroom practices, in order to verify potential benefits and impairments, as well as where those teachers stand on the use of translation tasks for bilingual and multilingual individuals. Upon assessing the information obtained from the participants, we have been able to ascertain a generalized rejection of in-classroom translation, although allowances were made with regard to the relevance of translation to comprehending and assimilating different languages and cultures.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-22T18:15:29Z
2020-09-22T18:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO NETO, Judas Tadeu de; SILVA, Diana Costa Fortier. Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 43-57, jan. 2019.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54204
identifier_str_mv AZEVEDO NETO, Judas Tadeu de; SILVA, Diana Costa Fortier. Tradução e ensino de línguas: percepções de professores de inglês em uma escola bilíngue de Fortaleza/CE. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 43-57, jan. 2019.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028789600387072