Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Felipe Augusto Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627
Resumo: BORGES, Felipe Augusto Fernandes. Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 12-30, 2016.
id UFC-7_8444825e7f35202b13cf307cdbe89bed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23627
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCOEducation of the individual for the XXI century: the delors report as representing the UNESCO perspectiveEducaçãoUNESCORelatório DelorsSéculo XXIBORGES, Felipe Augusto Fernandes. Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 12-30, 2016.This work intends to carry out an analysis of the report of the International Commission on education for the twenty-first century UNESCO, "education: a treasure to discover", the well-known Delors report. Undertake a study on the main points of that report, demonstrating the concepts expressed by education and training. Discusses the centrality of the principles of the "four pillars of education" designed as fundamentals of educational project proposed in the document. Is addressed also the individual accountability of the subject by the solutions to problems and conflicts on the planet and the disregard that makes social contradictions as responsible for such social tensions. This analysis demonstrated the character of the responsibility education for citizens education necessary for the XXI century from the perspective of UNESCO, as well as point to the influence that these conceptions have over educational policies drawn up in Brazil and in other countries.Este trabalho pretende realizar uma análise do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da UNESCO, “Educação: Um tesouro a Descobrir”, o conhecido Relatório Delors. Empreendemos para tal um estudo sobre os principais pontos do referido Relatório, demonstrando as concepções de educação e formação expressas pelo mesmo. Aborda-se ainda a centralidade dos princípios dos “quatro pilares da educação” concebidos como fundamentos do projeto educacional preconizado no documento. É abordada também a responsabilização individual do sujeito pelas soluções aos problemas e conflitos do planeta e a desconsideração que se faz das contradições sociais como responsáveis por tais tensões sociais. Nesta análise demonstramos o caráter de responsabilidade da educação para formação do cidadão necessário ao século XXI sob a perspectiva da UNESCO, bem como apontamos para a influência que estas concepções exercem sobre as políticas educacionais elaboradas no Brasil e em outros países.Revista Labor2017-06-26T14:39:39Z2017-06-26T14:39:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBorges, F. A. F. (2016)1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627Borges, Felipe Augusto Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:42:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23627Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:08.852094Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
Education of the individual for the XXI century: the delors report as representing the UNESCO perspective
title Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
spellingShingle Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
Borges, Felipe Augusto Fernandes
Educação
UNESCO
Relatório Delors
Século XXI
title_short Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
title_full Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
title_fullStr Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
title_full_unstemmed Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
title_sort Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO
author Borges, Felipe Augusto Fernandes
author_facet Borges, Felipe Augusto Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Felipe Augusto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
UNESCO
Relatório Delors
Século XXI
topic Educação
UNESCO
Relatório Delors
Século XXI
description BORGES, Felipe Augusto Fernandes. Educação do indivíduo para o século XXI: o relatório delors como representação da perspectiva da UNESCO. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 12-30, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-26T14:39:39Z
2017-06-26T14:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Borges, F. A. F. (2016)
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627
identifier_str_mv Borges, F. A. F. (2016)
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028905863348224