Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Neto, José de Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Esteves, Bruno José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800
Resumo: This paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies.
id UFC-7_85999248f0b7f81b20dc44b53350822f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5800
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosInternacionalizaçãoEstratégiaMarketing internacionalFloriculturaThis paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies.O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas.Gestão da Produção, Operações e Sistemas2013-09-12T17:17:36Z2013-09-12T17:17:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800Barros Neto, José de PaulaEsteves, Bruno José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-06T14:07:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5800Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:41.761547Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
spellingShingle Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Barros Neto, José de Paula
Internacionalização
Estratégia
Marketing internacional
Floricultura
title_short Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_fullStr Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full_unstemmed Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_sort Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
author Barros Neto, José de Paula
author_facet Barros Neto, José de Paula
Esteves, Bruno José Pereira
author_role author
author2 Esteves, Bruno José Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Neto, José de Paula
Esteves, Bruno José Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Estratégia
Marketing internacional
Floricultura
topic Internacionalização
Estratégia
Marketing internacional
Floricultura
description This paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-09-12T17:17:36Z
2013-09-12T17:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800
identifier_str_mv BARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gestão da Produção, Operações e Sistemas
publisher.none.fl_str_mv Gestão da Produção, Operações e Sistemas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028742165954560