Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800 |
Resumo: | This paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies. |
id |
UFC-7_85999248f0b7f81b20dc44b53350822f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/5800 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosInternacionalizaçãoEstratégiaMarketing internacionalFloriculturaThis paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies.O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas.Gestão da Produção, Operações e Sistemas2013-09-12T17:17:36Z2013-09-12T17:17:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800Barros Neto, José de PaulaEsteves, Bruno José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-06T14:07:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5800Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:41.761547Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
spellingShingle |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos Barros Neto, José de Paula Internacionalização Estratégia Marketing internacional Floricultura |
title_short |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_fullStr |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_sort |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
author |
Barros Neto, José de Paula |
author_facet |
Barros Neto, José de Paula Esteves, Bruno José Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, Bruno José Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros Neto, José de Paula Esteves, Bruno José Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Estratégia Marketing internacional Floricultura |
topic |
Internacionalização Estratégia Marketing internacional Floricultura |
description |
This paper intends to analyze the globalization process of the flower industry in Ceará and international marketing strategies for companies in this sector. The literature review discusses the globalization process and marketing strategies. Case studies are a research strategy used in this paper with documental analyses and interviews used as sources evidence. Data obtained indicated that many factors influence the success of companies in the globalization process, but there is no evidence that these companies intentionally use international marketing strategies. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-09-12T17:17:36Z 2013-09-12T17:17:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800 |
identifier_str_mv |
BARROS NETO, J. P. ; ESTEVES, B. J. P. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 6, n. 2, p. 113-126, Abr./Jun. 2011. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gestão da Produção, Operações e Sistemas |
publisher.none.fl_str_mv |
Gestão da Produção, Operações e Sistemas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028742165954560 |