Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Bruno José Pereira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Barros Neto, José de Paula
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas
id UFC-7_b60dd8b1cf95857bc6e9a975059be966
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63772
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosInternacionalizaçãoFloriculturaMarketing internacionalEstratégiaO presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas2022-02-03T15:37:45Z2022-02-03T15:37:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”1809-7189http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772Esteves, Bruno José PereiraBarros Neto, José de Paulaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-03T15:37:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:19.166652Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
spellingShingle Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Esteves, Bruno José Pereira
Internacionalização
Floricultura
Marketing internacional
Estratégia
title_short Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_fullStr Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_full_unstemmed Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
title_sort Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
author Esteves, Bruno José Pereira
author_facet Esteves, Bruno José Pereira
Barros Neto, José de Paula
author_role author
author2 Barros Neto, José de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Bruno José Pereira
Barros Neto, José de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Floricultura
Marketing internacional
Estratégia
topic Internacionalização
Floricultura
Marketing internacional
Estratégia
description O presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2022-02-03T15:37:45Z
2022-02-03T15:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”
1809-7189
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772
identifier_str_mv ESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”
1809-7189
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028761673662464