Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas |
id |
UFC-7_b60dd8b1cf95857bc6e9a975059be966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63772 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casosInternacionalizaçãoFloriculturaMarketing internacionalEstratégiaO presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas2022-02-03T15:37:45Z2022-02-03T15:37:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento”1809-7189http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772Esteves, Bruno José PereiraBarros Neto, José de Paulaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-03T15:37:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:19.166652Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
spellingShingle |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos Esteves, Bruno José Pereira Internacionalização Floricultura Marketing internacional Estratégia |
title_short |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_fullStr |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
title_sort |
Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos |
author |
Esteves, Bruno José Pereira |
author_facet |
Esteves, Bruno José Pereira Barros Neto, José de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Barros Neto, José de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Bruno José Pereira Barros Neto, José de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Floricultura Marketing internacional Estratégia |
topic |
Internacionalização Floricultura Marketing internacional Estratégia |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a internacionalização da floricultura cearense e conhecer quais as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2022-02-03T15:37:45Z 2022-02-03T15:37:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento” 1809-7189 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772 |
identifier_str_mv |
ESTEVES, Bruno José Pereira; BARROS NETO, José de Paula. Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. In: SIMPÓSIO DE EN-GENHARIA DE PRODUÇÃO, XV., 10 a 12 nov. 2008, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2008. Tema: “Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento” 1809-7189 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028761673662464 |