A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197 |
Resumo: | A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...] |
id |
UFC-7_88c159dddd6434cf67053f9d31eb390b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47197 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de GramsciGramsci, Antonio, 1891-1937Poder e EducaçãoRelações de PoderPoder (Ciências sociais)A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...]Edições UFC2019-10-30T10:41:40Z2019-10-30T10:41:40Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44.978-85-7282-234-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197Ruiz, Erasmo Miessaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-30T10:48:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:20.302752Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
title |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
spellingShingle |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci Ruiz, Erasmo Miessa Gramsci, Antonio, 1891-1937 Poder e Educação Relações de Poder Poder (Ciências sociais) |
title_short |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
title_full |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
title_fullStr |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
title_full_unstemmed |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
title_sort |
A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
author |
Ruiz, Erasmo Miessa |
author_facet |
Ruiz, Erasmo Miessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Erasmo Miessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramsci, Antonio, 1891-1937 Poder e Educação Relações de Poder Poder (Ciências sociais) |
topic |
Gramsci, Antonio, 1891-1937 Poder e Educação Relações de Poder Poder (Ciências sociais) |
description |
A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...] |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-10-30T10:41:40Z 2019-10-30T10:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44. 978-85-7282-234-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197 |
identifier_str_mv |
RUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44. 978-85-7282-234-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028972088262656 |